• Bolsa Estágio: alunos do ensino médio técnico podem se inscrever para vagas de até R$ 851,56 nas férias
  • Assis entra no Mapa do Turismo Brasileiro e conquista dois certificados inéditos do MTur
  • Coma extensa, jatos irregulares e atividade variável marcam nova fase do 3I/ATLAS
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:01h • 02 de setembro de 2025

Erros de refração são principal causa de deficiência visual infantil

CBO diz que esses erros podem ser corrigidos com lentes ou cirurgia

Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

O tratamento precoce, segundo o conselho, ajuda ainda a reduzir a incidência de ambliopia, popularmente conhecida como olho preguiçoso.
O tratamento precoce, segundo o conselho, ajuda ainda a reduzir a incidência de ambliopia, popularmente conhecida como olho preguiçoso.

Erros de refração não corrigidos figuram como a principal causa de deficiência visual entre crianças brasileiras. Por afetarem diretamente o rendimento escolar e a socialização, eles geram grande impacto econômico e social. O alerta é do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Segundo a entidade, um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o percentual estimado de pessoas com deficiência visual por erros de refração não corrigidos na América do Sul, na faixa etária de 5 a 15 anos (0,7%), estima que existam 23 milhões de crianças e adolescentes em idade escolar com problemas de refração.

Entenda

As chamadas ametropias ou erros refrativos decorrentes de condições em que os raios de luz não são focados corretamente na retina, resultando em visão desfocada, englobam desde a miopia e a hipermetropia até o astigmatismo. “Todas corrigíveis com óculos, lentes de contato ou cirurgia”, destacou o CBO.

O tratamento precoce, segundo o conselho, ajuda ainda a reduzir a incidência de ambliopia, popularmente conhecida como olho preguiçoso. “A triagem oftalmológica é considerada fundamental do ponto de vista de saúde pública por permitir a detecção precoce de doenças e prevenir a cegueira infantil”.

De acordo com a entidade, a idade ideal para realizar a triagem oftalmológica é entre os primeiros meses e os 6 anos de vida, período em que ocorre o desenvolvimento da visão.

Prioridade

O CBO defende que a saúde ocular de crianças seja tratada como prioridade por famílias e órgãos públicos, já que problemas de visão não diagnosticados e não tratados podem comprometer o processo de aprendizagem e a socialização.

“Estimativas da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira indicam que o Brasil pode ter cerca de 27 mil crianças cegas, muitas delas em decorrência de doenças que poderiam ter sido prevenidas ou tratadas precocemente. A diversidade regional e as desigualdades socioeconômicas sugerem uma prevalência média de cegueira infantil entre 0,5 e 0,6 por mil crianças”, destacou o conselho.

Cartilha

Em julho, o CBO e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (Sbop) lançaram a cartilha Saúde Ocular na Infância, que reúne orientações práticas, cuidados essenciais e sinais de alerta para preservar a visão em crianças.

O material inclui temas como cuidados com a conjuntivite e o terçol, uso correto de óculos e maquiagem infantil. A cartilha conta com seis seções que abordam desde o desenvolvimento visual do bebê e da criança até orientações sobre exames oftalmológicos.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 11:36h • 17 de dezembro de 2025

Saúde de Quatá divulga funcionamento dos serviços no recesso de fim de ano

Unidades de saúde e farmácia municipal terão fechamento em datas específicas entre 24 de dezembro e 2 de janeiro; Pronto-Socorro segue aberto 24 horas

Descrição da imagem

Saúde • 11:11h • 17 de dezembro de 2025

Santa Casa de Assis atende cerca de 90 pacientes em mutirão nacional de cirurgias pelo SUS

Ação realizada nos dias 13 e 14 de dezembro integrou mobilização nacional e contou com atuação conjunta de equipes assistenciais e médicas

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:50h • 17 de dezembro de 2025

Acordo de Paris completa 10 anos com alerta por metas insuficientes

ONU cobra ação para manter limite de 1,5 ºC e acelerar transição

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 10:27h • 17 de dezembro de 2025

Setor editorial e de livros registra expansão de 13% no país

Segmento gera 70 mil empregos diretos

Descrição da imagem

Mundo • 09:47h • 17 de dezembro de 2025

Fim de ano: Ipem-SP orienta sobre a compra de produtos típicos da época

Com a chegada das festas de fim de ano, o Ipem-SP reforça recomendações para que os consumidores façam compras seguras e conscientes durante o período

Descrição da imagem

Saúde • 09:25h • 17 de dezembro de 2025

Infectologista alerta pais sobre a tríplice ameaça do verão à saúde infantil

O infectologista pediátrico do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Márcio Nehab, alerta que pais e responsáveis devem manter vigilância em três frentes: controlar arboviroses, prevenir infecções respiratórias e garantir a atualização do calendário vacinal infantil

Descrição da imagem

Educação • 08:41h • 17 de dezembro de 2025

Bolsa Estágio: alunos do ensino médio técnico podem se inscrever para vagas de até R$ 851,56 nas férias

Até o início desta semana, 9.618 estudantes do Ensino Médio Técnico já haviam sido contratados como estagiários por 1.415 empresas

Descrição da imagem

Mundo • 08:19h • 17 de dezembro de 2025

IPVA 2026: confira a tabela de valores-base para veículos de São Paulo

A novidade para 2026 é a proposta do Governo SP que pretende isentar do pagamento do IPVA 2026 todas as motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 150 cilindradas aguarda votação na Alesp

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025