• Número de brasileiros com mais de 60 anos dobra e desafia cuidados com mobilidade
  • Vacina contra o HPV previne cânceres e enfrenta mitos que ainda afastam adolescentes da imunização
  • Ultrassecreto do espaço: 3I/ATLAS exibe padrões matemáticos perfeitos e aprofunda silêncio das agências
Novidades e destaques Novidades e destaques

Política • 09:00h • 30 de agosto de 2024

Entrevista com Professora Dolores: prioridades em educação, mulheres e transporte público

Em entrevista, candidata a vereadora aborda desafios na educação e segurança, além de propor soluções para o transporte público

Da Redação | Foto: Arquivo pessoal

Portal Âncora 1 continua série de entrevistas com candidatos às eleições municipais de 2024
Portal Âncora 1 continua série de entrevistas com candidatos às eleições municipais de 2024

O Portal Âncora 1 dá continuidade à série de entrevistas com os candidatos às eleições municipais de 2024. Nesta edição, apresentamos a entrevista com a Professora Dolores, candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que traz propostas sobre temas relevantes para a população de Assis. Professora de História com 20 anos de experiência na rede estadual, Dolores se candidata com o objetivo de atuar na defesa dos direitos da população, especialmente daqueles que mais dependem dos serviços públicos.

Educação como prioridade

Dolores inicia suas propostas destacando a importância da educação de qualidade como um direito fundamental. A candidata afirma que, como vereadora, sua prioridade será fiscalizar a aplicação correta dos recursos da União para a educação municipal, garantindo que sejam usados de forma justa e eficiente. Um dos eixos centrais de sua campanha é a defesa do direito à Educação, com foco na fiscalização da Lei do Piso Nacional da Educação e na revisão dos planos de carreira dos profissionais da área.


Professora Dolores candidata a vereadora na cidade de Assis | Foto: Arquivo pessoal

“Vamos lutar para garantir a aplicação correta da Lei do Piso e incentivar uma discussão democrática sobre os planos de carreira dos educadores,” destaca Dolores. Ela também reforça a necessidade de participação popular nas decisões sobre educação, propondo o fortalecimento do Fórum Municipal de Educação e dos Conselhos de Educação, de Acompanhamento do FUNDEB e de Alimentação Escolar. “A educação de qualidade só é possível com a participação ativa da comunidade,” acrescenta.

Combate à violência contra as mulheres

Outro ponto central na plataforma de Dolores é o combate à violência contra as mulheres. Ela ressalta a importância de criar e fiscalizar leis que garantam a segurança e o apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade. “Precisamos assegurar que os programas federais de enfrentamento à violência contra as mulheres, como o ‘Mulher Viver sem Violência’ e a ‘Casa da Mulher Brasileira’, sejam implementados em Assis,” afirma a candidata.


Professora Dolores candidata a vereadora na cidade de Assis | Foto: Arquivo pessoal

Dolores também menciona a necessidade de criar um Centro de Referência das Mulheres no município, enquanto o acesso a esses programas federais não é viabilizado. “Essas políticas, junto com a legislação existente, como a Lei Maria da Penha, têm um impacto profundo na vida das mulheres, oferecendo apoio para que elas possam conquistar sua autonomia,” explica.

Respondendo a uma pergunta específica sobre como pretende articular essas políticas no município, Dolores enfatiza o papel do vereador na fiscalização do cumprimento dessas leis e na alocação adequada dos recursos. “Cabe a nós, vereadores, garantir que o auxílio aluguel e outros programas de apoio sejam implementados de forma eficaz, beneficiando quem realmente precisa,” conclui.

Melhorias no Transporte Público

No eixo da mobilidade urbana, Dolores aborda a necessidade urgente de melhorar o transporte público em Assis. Embora o transporte gratuito seja uma realidade na cidade, ela reconhece que ainda há muitas reclamações sobre a eficiência do sistema, especialmente em relação aos horários e rotas.


Professora Dolores candidata a vereadora na cidade de Assis | Foto: Arquivo pessoal

A candidata propõe a revisão e a melhoria dos serviços de transporte público, com foco na eficiência e na inclusão social. Ela defende o estabelecimento de parcerias privadas, mediadas por um processo participativo e transparente, para garantir um transporte público limpo, eficiente, e com tarifas justas. Além disso, Dolores sugere a implementação do projeto Tarifa Zero a longo prazo, inspirado em modelos de sucesso em outras cidades do país.

Em resposta a questionamentos sobre como pretende melhorar a eficiência do transporte público, a candidata afirma que “um transporte de qualidade reduz os problemas de trânsito e poluição, além de melhorar a qualidade de vida das famílias.” Ela também propõe incentivos para o uso de bicicletas, destacando a necessidade de criar ciclovias seguras na cidade.

Perfil da Candidata

Dolores, professora de História e ao longo de duas décadas, dedicou-se ao ensino na rede estadual. Agora busca levar sua experiência e visão crítica para a política municipal. Mãe e avó, Dolores é uma das candidatas do Partido dos Trabalhadores (PT), e apoia a chapa majoritária formada por Professora Mariana e Zé Sanabria.


Aviso aos candidatos

O Portal Âncora 1 continua aberto para entrevistas com os candidatos até o dia 27 de setembro, respeitando o calendário eleitoral. Ressaltamos que essas matérias são informativas e visam proporcionar à sociedade uma visão clara das propostas dos candidatos, garantindo a todos a oportunidade de expor seus ideais para os próximos quatros anos no município.

Por se tratar de reportagens jornalísticas não há custos envolvidos para os candidatos que participam. Nosso compromisso é com a informação de qualidade, a verdade e a promoção do bem-estar da cidade de Assis.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 19:55h • 31 de janeiro de 2026

Marketing digital entra em nova fase e desafia modelo baseado só em mídia paga

Custos crescentes, maior concorrência e mudanças nas plataformas colocam em xeque a dependência exclusiva da mídia paga no marketing digital

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 18:39h • 31 de janeiro de 2026

Projeto Genie do Google DeepMind cria mundos interativos com IA e avança para ambientes 3D em 2026

Modelo generativo aprende física e ações a partir de vídeos da internet e passa a permitir exploração de cenários jogáveis em tempo real

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:28h • 31 de janeiro de 2026

Maus-tratos a animais crescem no Brasil e caso Orelha impulsiona mobilização nacional

Com média de 13 novos processos por dia em 2025, dados do CNJ apontam alta de denúncias e reacendem debate sobre fiscalização e políticas públicas

Descrição da imagem

Variedades • 16:36h • 31 de janeiro de 2026

Babymoon ganha espaço no Brasil e transforma a gestação em experiência de conexão do casal

Viagem antes do nascimento do bebê une descanso, cuidado emocional e celebração, com orientações médicas para garantir segurança

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:09h • 31 de janeiro de 2026

Verão em Ouro Preto: história, arte e sabores no coração de Minas Gerais

Um roteiro completo entre o legado de Aleijadinho, cidades históricas vizinhas, natureza e tradicional culinária mineira

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:55h • 31 de janeiro de 2026

Número de brasileiros com mais de 60 anos dobra e desafia cuidados com mobilidade

População com 60 anos ou mais dobra em duas décadas e amplia debate sobre saúde das articulações

Descrição da imagem

Variedades • 15:13h • 31 de janeiro de 2026

Você corta a etiqueta da roupa? Inmetro alerta para danos à peça e ao consumidor

Entenda por que essas informações são essenciais para o uso e a conservação do produto

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 14:44h • 31 de janeiro de 2026

Jovens usam IA para estudar, mas pedem mais apoio dos professores

Relatório da Oxford University Press indica que adolescentes adotaram ferramentas de inteligência artificial para estudar, mas apontam dificuldades sem mediação pedagógica

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar