• Os fatos que marcaram os primeiros 10 dias de 2026 em Assis, no Brasil e no mundo
  • Tinder e Grindr sob alerta: quando aplicativos de relacionamento viram porta de entrada para crimes graves
  • Brasil coloca 13 aeroportos entre os mais eficientes do mundo em 2025
Novidades e destaques Novidades e destaques

Política • 09:00h • 30 de agosto de 2024

Entrevista com Professora Dolores: prioridades em educação, mulheres e transporte público

Em entrevista, candidata a vereadora aborda desafios na educação e segurança, além de propor soluções para o transporte público

Da Redação | Foto: Arquivo pessoal

Portal Âncora 1 continua série de entrevistas com candidatos às eleições municipais de 2024
Portal Âncora 1 continua série de entrevistas com candidatos às eleições municipais de 2024

O Portal Âncora 1 dá continuidade à série de entrevistas com os candidatos às eleições municipais de 2024. Nesta edição, apresentamos a entrevista com a Professora Dolores, candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que traz propostas sobre temas relevantes para a população de Assis. Professora de História com 20 anos de experiência na rede estadual, Dolores se candidata com o objetivo de atuar na defesa dos direitos da população, especialmente daqueles que mais dependem dos serviços públicos.

Educação como prioridade

Dolores inicia suas propostas destacando a importância da educação de qualidade como um direito fundamental. A candidata afirma que, como vereadora, sua prioridade será fiscalizar a aplicação correta dos recursos da União para a educação municipal, garantindo que sejam usados de forma justa e eficiente. Um dos eixos centrais de sua campanha é a defesa do direito à Educação, com foco na fiscalização da Lei do Piso Nacional da Educação e na revisão dos planos de carreira dos profissionais da área.


Professora Dolores candidata a vereadora na cidade de Assis | Foto: Arquivo pessoal

“Vamos lutar para garantir a aplicação correta da Lei do Piso e incentivar uma discussão democrática sobre os planos de carreira dos educadores,” destaca Dolores. Ela também reforça a necessidade de participação popular nas decisões sobre educação, propondo o fortalecimento do Fórum Municipal de Educação e dos Conselhos de Educação, de Acompanhamento do FUNDEB e de Alimentação Escolar. “A educação de qualidade só é possível com a participação ativa da comunidade,” acrescenta.

Combate à violência contra as mulheres

Outro ponto central na plataforma de Dolores é o combate à violência contra as mulheres. Ela ressalta a importância de criar e fiscalizar leis que garantam a segurança e o apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade. “Precisamos assegurar que os programas federais de enfrentamento à violência contra as mulheres, como o ‘Mulher Viver sem Violência’ e a ‘Casa da Mulher Brasileira’, sejam implementados em Assis,” afirma a candidata.


Professora Dolores candidata a vereadora na cidade de Assis | Foto: Arquivo pessoal

Dolores também menciona a necessidade de criar um Centro de Referência das Mulheres no município, enquanto o acesso a esses programas federais não é viabilizado. “Essas políticas, junto com a legislação existente, como a Lei Maria da Penha, têm um impacto profundo na vida das mulheres, oferecendo apoio para que elas possam conquistar sua autonomia,” explica.

Respondendo a uma pergunta específica sobre como pretende articular essas políticas no município, Dolores enfatiza o papel do vereador na fiscalização do cumprimento dessas leis e na alocação adequada dos recursos. “Cabe a nós, vereadores, garantir que o auxílio aluguel e outros programas de apoio sejam implementados de forma eficaz, beneficiando quem realmente precisa,” conclui.

Melhorias no Transporte Público

No eixo da mobilidade urbana, Dolores aborda a necessidade urgente de melhorar o transporte público em Assis. Embora o transporte gratuito seja uma realidade na cidade, ela reconhece que ainda há muitas reclamações sobre a eficiência do sistema, especialmente em relação aos horários e rotas.


Professora Dolores candidata a vereadora na cidade de Assis | Foto: Arquivo pessoal

A candidata propõe a revisão e a melhoria dos serviços de transporte público, com foco na eficiência e na inclusão social. Ela defende o estabelecimento de parcerias privadas, mediadas por um processo participativo e transparente, para garantir um transporte público limpo, eficiente, e com tarifas justas. Além disso, Dolores sugere a implementação do projeto Tarifa Zero a longo prazo, inspirado em modelos de sucesso em outras cidades do país.

Em resposta a questionamentos sobre como pretende melhorar a eficiência do transporte público, a candidata afirma que “um transporte de qualidade reduz os problemas de trânsito e poluição, além de melhorar a qualidade de vida das famílias.” Ela também propõe incentivos para o uso de bicicletas, destacando a necessidade de criar ciclovias seguras na cidade.

Perfil da Candidata

Dolores, professora de História e ao longo de duas décadas, dedicou-se ao ensino na rede estadual. Agora busca levar sua experiência e visão crítica para a política municipal. Mãe e avó, Dolores é uma das candidatas do Partido dos Trabalhadores (PT), e apoia a chapa majoritária formada por Professora Mariana e Zé Sanabria.


Aviso aos candidatos

O Portal Âncora 1 continua aberto para entrevistas com os candidatos até o dia 27 de setembro, respeitando o calendário eleitoral. Ressaltamos que essas matérias são informativas e visam proporcionar à sociedade uma visão clara das propostas dos candidatos, garantindo a todos a oportunidade de expor seus ideais para os próximos quatros anos no município.

Por se tratar de reportagens jornalísticas não há custos envolvidos para os candidatos que participam. Nosso compromisso é com a informação de qualidade, a verdade e a promoção do bem-estar da cidade de Assis.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 11:28h • 11 de janeiro de 2026

Férias: conheça o Brasil se divertindo com as crianças!

Em parceria com o SINDEPAT, Agência de Notícias do Turismo destaca parques e atrações turísticas nacionais para curtir o país na companhia dos pequenos

Descrição da imagem

Educação • 11:00h • 11 de janeiro de 2026

Cursos rápidos explodem no Brasil, mas poucos entregam emprego: como separar oportunidade de ilusão

Boom da requalificação acelerada exige critério, estratégia e leitura real do mercado de trabalho

Descrição da imagem

Economia • 10:32h • 11 de janeiro de 2026

Feriados, datas estratégicas e Copa do Mundo devem aquecer bares e restaurantes em 2026

Calendário favorece consumo fora do lar e abre oportunidade também para estabelecimentos do interior se planejarem com antecedência

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 10:10h • 11 de janeiro de 2026

Unicamp desenvolve nova haste intramedular para tornar cirurgias de fêmur mais seguras e eficientes

Tecnologia visa melhorar qualidade de vida de pacientes com fraturas e promover recuperações mais rápidas

Descrição da imagem

Saúde • 09:29h • 11 de janeiro de 2026

USP identifica níveis irregulares de iodo em gestantes atendidas pelo SUS

Erros no armazenamento e substituição do sal de cozinha por temperos industrializados estão entre as causas da deficiência

Descrição da imagem

Economia • 09:01h • 11 de janeiro de 2026

Antes do IBS e da CBS, o ICMS pode ser a última grande alavanca de caixa do produtor

Revisão fiscal vira decisão estratégica para reforçar caixa, reduzir riscos e entrar no novo regime sem pendências

Descrição da imagem

Cidades • 08:32h • 11 de janeiro de 2026

Os fatos que marcaram os primeiros 10 dias de 2026 em Assis, no Brasil e no mundo

De janeiro branco a decisões globais, Assis e o mundo tiveram uma primeira semana marcada por anúncios, alertas, balanços e acontecimentos relevantes

Descrição da imagem

Saúde • 08:05h • 11 de janeiro de 2026

Mesmo em tratamento, brasileiros não controlam diabetes e hipertensão

Estudo revela que apenas 12,7% dos pacientes conseguem controlar pressão arterial e glicemia; maioria convive com risco elevado de infarto, AVC e morte precoce

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025