• Semana da Tontura 2025: Campanha da ABORL-CCF alerta para o diagnóstico e tratamento da tontura
  • Provão Paulista divulga lista de aprovados nas Fatecs e Univesp
  • Atenção: quarta parcela do IPVA 2025 vence nesta terça-feira para veículos com placas finais 6, 7 e 8
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 13:44h • 22 de abril de 2025

Entidades criticam CFM após veto a terapias para jovens trans

Elas entendem que medidas podem acarretar danos a essa população

Agência Brasil | Foto: CFM/Divulgação

Os especialistas argumentam que a maioria dessas pessoas reconhece a identidade de gênero ainda na infância ou na adolescência.
Os especialistas argumentam que a maioria dessas pessoas reconhece a identidade de gênero ainda na infância ou na adolescência.

Entidades médicas criticaram, neste fim de semana, a decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM) que vetou terapias hormonais para pessoas transexuais com menos de 18 anos de idade. “Postergar a terapia hormonal por mais dois anos, sem evidências que o justifiquem, pode acarretar danos emocionais e psiquiátricos”, alertaram, em nota as entidades.

Em posicionamento conjunto, sociedades que congregam especialistas de áreas relacionadas aos cuidados com essas pessoas, admitiram “preocupação com a proibição do bloqueio puberal e da terapia hormonal em adolescentes com IG (incongruência de gênero)”.

Isso poderia, segundo os especialistas, ainda levar ao uso de hormônios sem aconselhamento médico, “algo comum nesta população por uma histórica dificuldade de acesso aos serviços de saúde”.

Os especialistas argumentam que a maioria dessas pessoas reconhece a identidade de gênero ainda na infância ou na adolescência.

Vulnerabilidade

As entidades entendem que essas medidas definidas pelo CFM “podem acarretar danos significativos à saúde desta população que já vive em condições de vulnerabilidade”, diz a nota.

O documento é assinado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), pela Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual (Abemss), pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e pela Associação Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (Sogia-BR).

A nota cita ainda que a terapia hormonal é uma etapa importante no processo de afirmação de gênero, e é realizada após avaliação e acompanhamento com equipe multiprofissional.

Qualidade de vida

As entidades defendem que a terapia está associada à melhora da qualidade de vida e redução de morbidades psíquicas como humor deprimido, depressão, ansiedade e isolamento social.

“Proibir este caminho não deve ser a solução proposta para melhorar o cuidado oferecido às pessoas transgênero”, rebate a nota. Outra crítica é que a nova resolução justifica que são necessárias evidências robustas para minimizar danos.

“Neste sentido, é importante lembrar que já existem diversos estudos mostrando baixas taxas de arrependimento e melhora da qualidade de vida de pessoas transgênero sob terapia hormonal ou submetidas a procedimentos cirúrgicos”.

Mais pesquisas

As entidades defenderam que é imprescindível permitir que novas pesquisas continuem acontecendo.

“As diretrizes internacionais recomendam que o início da terapia hormonal pode ser considerado a partir dos 16 anos de idade para indivíduos que apresentem capacidade mental suficiente para compreender e consentir com o tratamento, junto aos pais e/ou responsáveis legais”.

Outra crítica direta à decisão é que a nova medida propõe também postergar a intervenção cirúrgica por três anos em indivíduos que já atingiram a maioridade legal, mas há um argumento na nota que leva em conta que essas pessoas “estão em acompanhamento multidisciplinar pelo período mínimo de um ano e apresentam plena capacidade de consentir o tratamento”.

Ainda no documento, as entidades observam que, em pessoas transgênero, o bloqueio puberal permite um tempo maior para consolidação da identidade de gênero, “sendo completamente reversível, uma vez que sua suspensão leva à retomada do desenvolvimento puberal conforme o sexo atribuído ao nascimento”.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 16:10h • 22 de abril de 2025

Atividade física ajuda mulheres com diabetes na menopausa, diz estudo

Combinação entre exercícios aeróbicos e de resistência pode reduzir efeitos da menopausa e complicações da diabetes, aponta ampla revisão de dados

Descrição da imagem

Cidades • 16:06h • 22 de abril de 2025

Interdição na Avenida Dom Antônio continua e motoristas precisam estar atentos aos desvios

Interdição exige atenção redobrada dos motoristas nos desvios próximos à rotatória e nas ruas paralelas

Descrição da imagem

Educação • 15:50h • 22 de abril de 2025

Inscrições para o Encceja 2025 já estão abertas

Provas estão marcadas para o dia 3 de agosto

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:14h • 22 de abril de 2025

Salas sensoriais: o avanço na acessibilidade aeroportuária para crianças com TEA

Com a implementação de espaços especiais em aeroportos brasileiros, a viagem torna-se mais tranquila para crianças com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias.

Descrição da imagem

Educação • 14:39h • 22 de abril de 2025

Concluintes do ensino médio técnico podem fazer o Enem de graça

Estudantes que vão concluir ensino médio em 2025 dos institutos federais, Cefets, Colégio Pedro II e escolas técnicas vinculadas a universidades têm direito a fazer o exame sem pagar taxa. Solicitação deve ser feita na Página do Participante até 25/4

Descrição da imagem

Economia • 14:06h • 22 de abril de 2025

Deputado propõe aumento do limite de faturamento para MEI com o PLP 2/2024

Projeto de lei do deputado visa aumentar o teto de faturamento anual de R$81 mil para R$144,9 mil, impulsionando o crescimento e o acesso ao crédito para microempreendedores individuais

Descrição da imagem

Classificados • 13:09h • 22 de abril de 2025

Impulsione: Itaú Unibanco abre vagas para pessoas com deficiência no setor financeiro

O programa oferece capacitação e formação comercial, com foco no segmento de clientes de alta renda, reforçando o compromisso do banco com a diversidade e inclusão

Descrição da imagem

Policial • 12:30h • 22 de abril de 2025

Operação Feriados 2025: balanço das ações nas rodovias de Assis resultam em autuações e tragédias no trânsito

Entre 17 e 21 de abril, operação resultou em autuações, redução de sinistros e flagras de imprudência no trânsito. Três vítimas fatais foram registradas

As mais lidas

Variedades

Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa

Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025