• Feira da Noite de Assis acontece nesta terça-feira com show do grupo Chão Batido
  • Assis recebe R$ 725 mil no terceiro repasse de ICMS e já soma mais de R$ 2,4 milhões em outubro
  • Confira as novas vagas de emprego desta semana para Assis e região
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 10:27h • 21 de outubro de 2025

Entenda como a destruição de garrafas auxilia no combate à adulteração de bebidas alcóolicas

Vasilhames vazios foram destruídos e encaminhados para reciclagem em mais um desdobramento das ações contra a contaminação por metanol

Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Os vasilhames estavam em galpão clandestino na zona leste da capital
Os vasilhames estavam em galpão clandestino na zona leste da capital

Mais de 100 mil garrafas vazias de bebidas alcoólicas que seriam reutilizadas em fábricas clandestinas para adulteração e falsificação foram destruídas. A ação, realizada na quarta-feira (15), retirou de circulação os vasilhames, impedindo a reutilização por grupos criminosos, e deu a destinação ecologicamente correta, encaminhando para a reciclagem.

Segundo o delegado Ronald Quene, titular da 1ª Cerco, a operação representa um duro golpe no esquema de falsificação. Ele explica que medidas como a apreensão e destruição das garrafas são consideradas eficazes no enfrentamento à falsificação, porque retira dos criminosos a principal matéria-prima usada para envasar bebidas adulteradas, reduzindo drasticamente a capacidade de produção e distribuição ilegal.

“Qualquer pessoa poderia adquirir esses vasilhames e utilizar da forma que quisesse. Com essa apreensão, nós asfixiamos o elo financeiro dos grupos criminosos investigados. Retirando as garrafas de circulação atingimos diretamente a adulteração e falsificação de bebidas alcoólicas”, afirma o delegado Ronald Quene, titular da 1ª Cerco.

As garrafas foram apreendidas no dia 6 de outubro pela 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) da Polícia Civil, durante ação da força-tarefa do Governo de São Paulo que atua nas investigações sobre adulteração de bebidas com metanol no estado.

Os vasilhames estavam em galpão clandestino na zona leste da capital. O local comercializava garrafas usadas, vendidas sem higienização e destinadas à falsificação de destilados. O material foi apreendido e encaminhado para a empresa O-I Glass, fabricante de embalagens de vidro, após autorização judicial. A solicitação foi feita pela Polícia Civil e autorizada pelo juiz Lucas Bannwart Pereira, do Fórum Criminal Barra Funda do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O Governo de São Paulo e setores de comércio de bebidas discutem medidas de combate à contaminação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas. Integrantes do gabinete de crise e de segmentos de bares, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos trabalham para implementar medidas concretas e estruturantes para combater a cadeia de adulteração de bebidas.

Reciclagem

Na quarta-feira (15), sete toneladas de vidro foram destruídas e encaminhadas para o processo de reciclagem, na empresa O-I Glass. Em um primeiro momento, as garrafas foram destruídas de forma manual em um pátio, na zona leste, onde estavam guardadas desde a apreensão pela Polícia Civil.

Já na empresa, os materiais passaram por uma segunda etapa de destruição, limpeza e divisão por cores. Após o procedimento, o material foi pesado e enviado para um forno a 1500º, passando do estado sólido para o líquido.

“Cada máquina vai fazer um produto diferente. Daquele vidro, você pode fazer uma garrafa de cerveja, uma de vinho, de whisky, um pote de azeitonas ou de pimenta. O vidro é o único material do mundo que é 100% reciclável”, explica Maurício Carvalho de Moraes, gerente da Fábrica São Paulo da O-I Glass.

A empresa leva em média de 2 a 3 dias para fazer todo o procedimento de reciclagem. “Para o meio ambiente, é extremamente importante. Reciclando, você evita retirar matérias-primas e minerais da natureza, economiza energia e evita ocupar espaços nos lixões, que não são locais adequados para o descarte”, ressalta. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 18:31h • 21 de outubro de 2025

Como a vida digital tem redefinido nossas relações e formas de aprender

Especialista analisa como a cibercultura e a inteligência artificial transformaram a sociabilidade, educação e presença social no mundo conectado

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:30h • 21 de outubro de 2025

Cine Piracaia exibe “O Último Azul” nesta quarta-feira em Assis; ainda há ingressos

Sessão gratuita acontece às 20h no Espaço Cultural Piracaia, com retirada antecipada de ingressos online

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:02h • 21 de outubro de 2025

Brasil tem uma das 50 melhores vilas turísticas do mundo

Reconhecimento da ONU Turismo vai para Antônio Prado, no Rio Grande do Sul, que se destaca pela herança da imigração italiana e se torna o segundo município brasileiro a receber o selo

Descrição da imagem

Cidades • 16:41h • 21 de outubro de 2025

Campanha estadual de segurança no trânsito chega a Assis com ação interativa

Ação faz parte da campanha estadual “Não corra. A velocidade não perdoa”, que busca reduzir mortes no trânsito em São Paulo

Descrição da imagem

Cidades • 16:18h • 21 de outubro de 2025

Quatá promove campanha de vacinação para cães e gatos nesta quarta-feira

Ação gratuita acontece na Praça do Nova Quatá, das 9h às 14h, e inclui teste de leishmaniose e microchipagem

Descrição da imagem

Cidades • 15:50h • 21 de outubro de 2025

Florínea abre inscrições para o 2º módulo do curso gratuito de Jardinagem

Com tema “Manutenção e Reforma de Jardim”, curso será realizado nos dias 24, 25 e 31 de outubro e 1º de novembro; inscrições seguem até quinta-feira (23)

Descrição da imagem

Educação • 15:07h • 21 de outubro de 2025

Dia da Agricultura: escolas agrícolas de SP transformam e renovam o campo

As inscrições para o Vestibulinho das Etecs, incluindo as unidades agrícolas, com início das turmas no primeiro semestre de 2026, estão abertas até 3 de novembro

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:43h • 21 de outubro de 2025

Atlética de Direito da FEMA une esporte e solidariedade em ação beneficente

Estudantes arrecadaram bombons e levaram doações à APAE e ao Asilo São Vicente de Paulo, unindo esporte e responsabilidade social

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?