Mundo • 15:28h • 15 de novembro de 2025
Entenda as mudanças que moderniza vale-alimentação e vale-refeição
Texto amplia concorrência e liberdade de escolha dos beneficiários, apoia pequenos comerciantes, garante mais transparência e segurança jurídica e fortalece setor de alimentação no país
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Secom | Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR
Foi publicado na quarta-feira (12) o Decreto nº 12.712/2025, que moderniza o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). A medida busca dar mais transparência, equilíbrio e concorrência ao sistema de vale-alimentação e vale-refeição, além de facilitar a entrada de pequenos comércios. O texto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Luiz Marinho (Trabalho e Emprego).
As novas regras limitam as taxas cobradas de restaurantes, padarias e mercados e reduzem o prazo de repasse dos pagamentos das operadoras para os estabelecimentos. Em até um ano, os vales poderão ser usados em qualquer maquininha, independentemente da bandeira, o que amplia as opções de uso para o trabalhador e para o comércio.
Segundo Lula, o decreto beneficia todos os setores — de grandes a pequenos comércios — e garante mais liberdade para o trabalhador escolher onde gastar seu benefício.
Principais pontos do decreto
- Limite de taxas: a taxa máxima cobrada dos estabelecimentos será de 3,6%, e a tarifa de intercâmbio não poderá ultrapassar 2%.
- Prazo de repasse: os estabelecimentos devem receber os valores em até 15 dias corridos.
- Interoperabilidade: em até um ano, todos os cartões poderão ser usados em qualquer maquininha de pagamento.
Benefícios
- Para trabalhadores: mais liberdade de escolha, maior aceitação dos cartões e garantia de que o benefício será usado apenas para alimentação.
- Para estabelecimentos: fluxo financeiro mais rápido, contratos equilibrados e aumento da clientela.
- Para empresas: segurança jurídica e previsibilidade, sem aumento de custos.
A modernização do PAT deve impactar mais de 22 milhões de trabalhadores em todo o país, fortalecendo o setor de alimentação e promovendo um mercado mais justo e competitivo.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo