• Do falecimento do Papa à requalificação do Parque das Águas: os destaques entre 14 e 21 de abril
  • Ginasta Rebeca Andrade conquista prêmio Laureus, o Oscar do Esporte
  • Série 'Chespirito: Sem Querer Querendo' estreia globalmente em 5 de junho
Novidades e destaques Novidades e destaques

Política • 08:04h • 26 de janeiro de 2025

Entenda a separação dos Três Poderes e por que nenhum deles pode tudo

Executivo, Legislativo e o Judiciário formam os Três Poderes da República que funcionam separadamente, mas que juntos decidem sobre leis que influenciam a vida da população

Da Redação com informações da CUT | Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Praça dos Três Poderes
Praça dos Três Poderes

As leis que regem um país e a definição de seu sistema político não são decisões que cabem apenas a um poder. Um Estado é constituído pelo Executivo (presidente da República, ministérios, governadores, prefeitos e secretários); Legislativo (deputados federais e estaduais, senadores e vereadores) e o Judiciário (Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Justiça Militar e Justiça Estadual). Por isso que é errôneo o pensamento muito comum de que o “governo é uma coisa só”.

O que é preciso, e nem sempre existe, é a harmonia entre os Três Poderes, para que um país possa se desenvolver e construir políticas públicas que vão ao encontro dos anseios e necessidades da sua população.

O mais comum é a diferença de opiniões entre o Executivo e o Legislativo. Por um lado, as medidas do governo federal, em sua maioria, precisam ser aprovadas pelo Congresso Nacional e as decisões tomadas por deputados federais e senadores precisam ser sancionadas pelo presidente da República.

Por isso que é importante na hora de analisar determinada informação saber exatamente a origem de qual Poder está envolvido e os motivos que o levou a tomar aquela decisão. O Executivo realiza concretamente as políticas públicas e executa as leis. O Legislativo cria normas e fiscaliza o Poder Executivo. Por isso que na hora do voto é importante escolher o candidato ou candidata que se alinha a quem você quer no Executivo, para que suas propostas possam ser aprovadas. Já o Judiciário busca garantir os direitos e o cumprimento das leis. No entanto, essas competências são típicas, mas não exclusivas.

Para que você entenda como funciona essa separação listamos algumas das atividades do Executivo, Legislativo e Judiciário.

As funções do Executivo Federal

Cabe ao governo federal apresentar projetos de lei ao Congresso Nacional para que a proposta seja votada e aprovada por deputados e senadores. Também é dever do Executivo colocar em prática as leis aprovadas pelo Congresso, desde que sancionadas pelo presidente da República. O veto presidencial também é possível, mas os parlamentares da Câmara Federal e do Senado podem derrubar esse voto por maioria. São necessários 257 votos de deputados e 41 votos de senadores para que o Executivo cumpra a decisão tomada pelo Congresso Nacional.

Funciona assim: se o presidente sancionar (ratificar) o projeto, ele se torna lei e é publicado no Diário Oficial da União. Mas o presidente pode vetar uma parte do projeto ou todo ele.

Se vetar alguns trechos, a parte sancionada vira lei, e os vetos voltam para análise do Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara e do Senado).

Se esses vetos forem mantidos, a lei fica como está.

Se forem derrubados, os trechos antes vetados passam a integrar a lei.

Fonte: Câmara Federal

O Legislativo

O processo legislativo compreende fiscalizar o orçamento do governo federal, elaborar, analisar e votar vários tipos de propostas: leis ordinárias, medidas provisórias, emendas à Constituição, decretos legislativos e resoluções, e fiscalizar o orçamento do governo federal. Cada tipo de proposta segue um caminho (tramitação) diferente. Confira o trâmite no quadro.

Qualquer deputado ou senador, qualquer comissão da Câmara, do Senado ou do Congresso Nacional, o presidente da República, o Supremo Tribunal Federal, os tribunais superiores, o procurador-geral da República e os cidadãos (iniciativa popular), podem apresentar um projeto.

Todos os projetos de lei começam a tramitar na Câmara dos Deputados, exceto quando são apresentados por senador ou comissão do Senado. Nesses dois casos, começam pelo Senado.

Judiciário

O Poder Judiciário analisa se determina lei está de acordo com a Constituição do país para que ela seja colocada em prática. A Constituição Cidadã, o conjunto de leis do país que deve ser respeitado, foi instituída em 1988, após a ditadura militar. Foram eleitos pelo povo, deputados constituintes apenas para criar uma nova Constituição de acordo com os ideais democráticos.

A função do Poder Judiciário é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal.

A atuação do Judiciário se dá, exclusivamente, em casos concretos de conflitos de interesses trazidos à sua apreciação, sendo que o Judiciário não pode tentar resolver conflitos sem que seja previamente provocado pelos interessados.

Entre suas principais atribuições está a de julgar a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual, a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal, a arguição de descumprimento de preceito fundamental decorrente da própria Constituição e a extradição solicitada por Estado estrangeiro.

Na área penal, destaca-se a competência para julgar, nas infrações penais comuns, presidente e vice-presidente, membros do Congresso Nacional, seus próprios ministros e o procurador-geral da República, entre outros.

Em grau de recurso, sobressaem-se as atribuições de julgar, em recurso ordinário, o habeas corpus, o mandado de segurança, o habeas data e o mandado de injunção decididos em única instância pelos Tribunais Superiores, se denegatória a decisão, e, em recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida contrariar dispositivo da Constituição.

Com informações do STF e Câmara

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:12h • 22 de abril de 2025

O futuro do skincare e do rejuvenescimento: o que esperar das inovações dermatológicas?

A personalização dos tratamentos, nanotecnologia e medicina regenerativa são algumas das inovações que estão transformando a dermatologia estética

Descrição da imagem

Variedades • 19:32h • 22 de abril de 2025

Empresas no Brasil priorizam inglês e habilidades digitais para recrutar profissionais

Pesquisa Guia Salarial 2025 aponta que o inglês está entre as habilidades mais valorizadas pelas empresas brasileiras, com impacto direto nas carreiras dos profissionais

Descrição da imagem

Cidades • 18:55h • 22 de abril de 2025

Do falecimento do Papa à requalificação do Parque das Águas: os destaques entre 14 e 21 de abril

Uma semana marcada por interdições, repasses municipais, eventos culturais, e grandes notícias sobre saúde, esporte e política, incluindo o falecimento do Papa e a criação de espaços inclusivos

Descrição da imagem

Esporte • 17:41h • 22 de abril de 2025

Ginasta Rebeca Andrade conquista prêmio Laureus, o Oscar do Esporte

Ela venceu disputa com outros 5 atletas na categoria "Retorno do Ano"

Descrição da imagem

Cidades • 17:18h • 22 de abril de 2025

Série 'Chespirito: Sem Querer Querendo' estreia globalmente em 5 de junho

A produção biográfica sobre o icônico Roberto Gómez Bolaños promete emocionar e trazer à tona sua trajetória de sucesso e sacrifícios no universo da televisão

Descrição da imagem

Saúde • 16:39h • 22 de abril de 2025

Como a iluminação no quarto do bebê pode garantir noites tranquilas e descanso de qualidade

Pediatra explica a importância da luminosidade no ambiente do bebê para um sono saudável e o bem-estar da família

Descrição da imagem

Saúde • 16:10h • 22 de abril de 2025

Atividade física ajuda mulheres com diabetes na menopausa, diz estudo

Combinação entre exercícios aeróbicos e de resistência pode reduzir efeitos da menopausa e complicações da diabetes, aponta ampla revisão de dados

Descrição da imagem

Cidades • 16:06h • 22 de abril de 2025

Interdição na Avenida Dom Antônio continua e motoristas precisam estar atentos aos desvios

Interdição exige atenção redobrada dos motoristas nos desvios próximos à rotatória e nas ruas paralelas

As mais lidas

Variedades

Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa

Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025