Responsabilidade Social • 14:04h • 06 de março de 2025
Entenda a relação dos impactos climáticos com a vida cotidiana
Em três décadas, 92% das cidades brasileiras registraram desastres
Da Redação com informações de Agência Brasil | Foto: Instagram/SEDAC-RS

Luiz Antônio Ceccon viu sua história e trabalho serem levados pelas águas do Rio Jacuí, em Porto Alegre (RS). “Perdi barco, rede, criação de animais e minha casa na Ilha da Pintada”, conta. Sua esposa também perdeu a floricultura que abriria.
Eles estão entre as vítimas das chuvas que, em maio de 2024, devastaram 468 municípios do Rio Grande do Sul, afetando 2,34 milhões de pessoas. No Norte, a seca extrema em Tumbira (AM) afetou o turismo e trouxe doenças respiratórias, relata o líder comunitário Roberto Macedo.
O pesquisador Ronaldo Christofoletti, da Unifesp, aponta que 92% dos municípios brasileiros já registraram desastres climáticos, intensificados pelo aumento global da temperatura. Segundo um relatório, cada aumento de 0,1°C gerou 360 novos registros de desastres e prejuízos de R$5,6 bilhões.
Entre 1991 e 2023, foram identificados 64.280 desastres, sendo 49,8% climatológicos (secas e incêndios), 26,58% hidrológicos (enchentes), 19,87% meteorológicos (ondas de calor), 3,32% geológicos (deslizamentos) e 0,35% biológicos (epidemias).
Além dos impactos econômicos, o estudo revela o peso emocional dessas tragédias. "Casas perdidas carregam histórias e memórias", destaca Christofoletti. Outro levantamento indica que 62% dos entrevistados sentem medo de chuvas intensas. O relatório faz parte da série "Brasil em Transformação", que seguirá detalhando os efeitos desses desastres.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor