Educação • 15:45h • 31 de agosto de 2025
Ensino médio integral melhora desempenho de estudantes no Enem, mostra estudo
Pesquisa do Instituto Sonho Grande aponta que alunos de escolas estaduais em tempo integral tiveram notas mais altas no Enem 2024, especialmente em redação e matemática. Nordeste lidera número de matrículas nessa modalidade
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

Um levantamento do Instituto Sonho Grande revelou que estudantes de escolas estaduais com ensino médio integral tiveram desempenho superior no Enem 2024 em comparação aos alunos de escolas de turno parcial. A diferença foi maior na redação: em média, 12 pontos a mais. Em escolas com 100% das matrículas em tempo integral, a vantagem chegou a 27 pontos. Em matemática, os alunos também tiveram desempenho superior.
O modelo de ensino integral é considerado aquele com carga horária de, no mínimo, sete horas por dia ou 35 horas semanais. Para a diretora-executiva do Instituto Sonho Grande, Ana Paula Pereira, a ampliação dessa modalidade gera mais aprendizado e oportunidades.
O Nordeste concentra os maiores índices de estudantes em tempo integral, com destaque para Pernambuco e Ceará. Nessas regiões, as notas de redação superaram em até 134 pontos as das escolas regulares.
Pesquisas também mostram que o ensino integral aumenta a participação dos alunos no Enem, melhora as chances de ingresso no ensino superior e no mercado de trabalho, além de reduzir problemas como violência e evasão escolar.
Entre os principais desafios estão o financiamento contínuo, o apoio a estudantes de baixa renda e a expansão planejada das escolas. O Programa Escola em Tempo Integral, do MEC, lançado em 2023, prevê 3,2 milhões de novas matrículas até 2026. Especialistas defendem metas mais ambiciosas, com metade dos alunos do país matriculados em tempo integral até 2035.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital