Variedades • 18:31h • 28 de agosto de 2025
Engatinhar fortalece músculos, estimula coordenação e até melhora linguagem
Fase fortalece músculos, estimula coordenação motora e influencia até mesmo a linguagem e a aprendizagem futura, alerta a fisioterapeuta
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Agência Viva | Foto: Divulgação

Mais do que uma etapa antes dos primeiros passos, o engatinhar é considerado um marco essencial para o desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças. De acordo com a fisioterapeuta Dra. Lígia Conte, CEO da Desenvolve Criança, pular essa fase pode trazer prejuízos importantes para o crescimento saudável do bebê.
“Quando o bebê engatinha, ele fortalece ombros, costas e core, fundamentais para andar com estabilidade. Além disso, desenvolve a coordenação entre braços e pernas, essencial para a escrita e outras habilidades motoras finas. Também melhora a percepção visual e espacial, a memória, a atenção e incentiva a autonomia e a exploração do ambiente”, explica Dra. Lígia.
Estudos reforçam essa visão. Pesquisas recentes mostram que crianças que não passam pela fase do engatinhar têm maior risco de atrasos em linguagem e motricidade fina (Yamamoto et al., Infants & Young Children, 2025), perdem oportunidades de explorar o ambiente (Psychology Today, 2022) e podem apresentar dificuldades de equilíbrio e postura em fases posteriores (Nationwide Children's, 2016). A força e a coordenação bilateral, fundamentais para atividades escolares, também podem ser afetadas (NSPT for Kids, 2021).
A especialista recomenda atenção redobrada quando o bebê já passou dos 8 ou 9 meses e ainda não engatinha, ou quando há outros sinais de atraso no desenvolvimento. Nesses casos, buscar acompanhamento profissional é fundamental. “A intervenção precoce faz toda a diferença, pois permite estimular habilidades motoras e cognitivas que terão impacto direto na vida escolar e social da criança”, orienta.
No CDIDC – Centro de Desenvolvimento Infantil, equipe multidisciplinar acompanha cada etapa do desenvolvimento das crianças, oferecendo suporte individualizado para garantir que os marcos sejam alcançados no tempo certo. Para Dra. Lígia, quanto mais cedo os pais receberem orientação, maiores são as chances de prevenir atrasos e favorecer um desenvolvimento integral.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital