Responsabilidade Social • 08:18h • 15 de novembro de 2024
Energisa reforça dicas de segurança para evitar acidentes elétricos durante o feriado
Empresa alerta sobre os riscos de curto-circuitos, incêndios e choques elétricos durante celebrações e viagens, com foco em segurança nas instalações temporárias e cuidados com crianças
Da Redação | Com informações da Energisa | Foto: Arquivo/Âncora1
Com a chegada do feriado prolongado em celebração ao Dia da Proclamação da República, a Energisa Sul-Sudeste reforça suas orientações à população sobre os cuidados necessários para evitar acidentes envolvendo eletricidade. O período de festas em casa ou viagens em família pode ser marcado por maior uso de eletricidade, o que aumenta os riscos, especialmente em situações de improviso nas instalações elétricas.
Rodrigo Pontes Garcia, coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste, destaca a importância de evitar improvisos com extensões, ligações provisórias e adaptações para iluminar ambientes ou usar equipamentos de som. "São pequenos descuidos que podem acabar com a alegria da festa e, pior, custar uma vida", alerta. A principal recomendação é que, ao organizar churrascos em áreas abertas, por exemplo, as instalações elétricas sejam feitas com equipamentos adequados e por profissionais qualificados, evitando o uso de fios desencapados ou benjamins.
Além disso, a Energisa chama atenção para o risco de acidentes com equipamentos eletroeletrônicos em ambientes úmidos, como em áreas de piscina. A empresa orienta que nunca se manuseie aparelhos como freezers ou aparelhos de som com o corpo molhado e sem calçados apropriados.
Outro ponto destacado pela Energisa é o cuidado com as crianças. A concessionária reforça que os pais devem supervisionar as crianças para evitar que elas brinquem com tomadas, fios ou conectem aparelhos enquanto estão carregando, prevenindo sobrecargas, curto-circuitos e até incêndios.
Além dos cuidados em casa, a empresa também alerta para os riscos de acidentes de trânsito envolvendo postes de energia. Colisões com postes podem não só resultar em danos físicos aos ocupantes do veículo, mas também aumentar o risco de curto-circuitos, choques elétricos e incêndios. A Energisa orienta que, em caso de acidente com postes, os ocupantes do veículo devem permanecer dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, até a chegada de equipes especializadas.
A Energisa ainda reforça que, em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, a população deve manter distância e entrar em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros ou pelo telefone 0800 70 10 326 da Energisa para acionar a equipe de emergência.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social