Mundo • 13:12h • 06 de fevereiro de 2026
Energisa reforça cuidados para evitar choques elétricos em obras e manutenções
Escadas, andaimes, caminhões e ferramentas metálicas estão entre as principais causas de choques graves e fatais
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Energisa | Foto: Divulgação
Atividades comuns do dia a dia, como podar árvores, pintar paredes, montar andaimes ou descarregar materiais com caminhões, podem se transformar em situações de alto risco quando realizadas próximas à rede elétrica. A Energisa reforça o alerta para acidentes graves e até fatais provocados por descuidos durante serviços em altura ou com objetos metálicos próximos à fiação.
Mesmo pessoas que não atuam na construção civil estão expostas a esse tipo de risco. O simples manuseio de ferramentas ou estruturas metálicas perto da rede pode causar choque elétrico por indução, fenômeno em que o objeto se energiza ao se aproximar dos fios.
“O simples fato de movimentar uma ferramenta perto da fiação pode ocasionar choque por indução. Isso acontece quando se manuseia um objeto metálico próximo da rede elétrica, que pode ficar energizado e provocar lesões graves ou fatais”, explica Anselmo Henrique Camargo, técnico de Segurança da Energisa Sul-Sudeste.
Serviços perto da rede elétrica exigem atenção redobrada, alerta a Energisa
Entre os principais objetos condutores de eletricidade estão escadas e estruturas metálicas, extensores de rolos de pintura, cabos, vergalhões, calhas e antenas. Por esse motivo, a concessionária tem intensificado as ações de orientação preventiva junto à população.
Uma das principais iniciativas é o programa Guardião da Segurança, que atua diretamente nas ruas orientando profissionais e cidadãos sobre situações de risco. Equipes da Energisa abordam trabalhadores como pedreiros, pintores, serralheiros, serventes e instaladores de antenas sempre que identificam práticas inseguras.
Escadas e andaimes próximos à fiação lideram riscos de acidentes elétricos
“Em algumas situações, recomendamos inclusive a paralisação da obra até que as normas de segurança sejam atendidas. O objetivo é evitar acidentes que poderiam ser totalmente prevenidos”, relata Anselmo Camargo.
Somente em 2025, foram registradas 62 notificações de irregularidades em obras da construção civil na região e um acidente envolvendo choque elétrico com membro da comunidade. Segundo a concessionária, esses números reforçam a necessidade de ampliar a conscientização, inclusive entre pessoas que não atuam diretamente no setor.
“Precisamos multiplicar essas orientações. Mesmo quem não trabalha na construção civil deve conhecer os riscos para alertar quando perceber alguém em situação de perigo”, reforça o técnico.
Orientações da Energisa para evitar acidentes elétricos
A concessionária destaca medidas essenciais de segurança durante serviços próximos à rede elétrica:
- Monte andaimes e posicione escadas sempre a uma distância segura da fiação;
- Nunca deixe vergalhões, calhas ou estruturas metálicas próximas aos fios;
- Ao manobrar caminhões, verifique a altura do veículo e a distância da rede elétrica;
- Instale antenas em local seguro e, em caso de queda próxima à rede, não tente recuperá-las;
- Nunca arremesse cabos ou fios sobre a rede elétrica, mesmo que estejam encapados.
A Energisa reforça que a prevenção é a principal ferramenta para salvar vidas e evitar acidentes que, na maioria das vezes, acontecem por falta de atenção ou desconhecimento dos riscos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita