Variedades • 13:17h • 12 de outubro de 2024
Energisa alerta sobre riscos de acidentes elétricos durante chuvas
Concessionária reforça orientações de segurança para a população e pede atenção em dias de temporais
Da Redação | Com informações da Energisa | Foto: Arquivo/Âncora1
Com a chegada da temporada de chuvas, a Energisa Sul-Sudeste intensifica suas orientações sobre os riscos de acidentes envolvendo eletricidade. A concessionária ressalta que, durante tempestades, a população deve estar atenta a algumas medidas de segurança para evitar ocorrências perigosas.
Rodrigo Pontes Garcia, coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste, destaca que as chuvas muitas vezes vêm acompanhadas de ventos fortes, o que pode causar quedas de árvores, destelhamentos, quebra de postes e rompimento de cabos de energia. “Esses eventos podem prejudicar o fornecimento de energia e, infelizmente, muitas pessoas ainda insistem em atitudes inseguras durante essas situações”, alerta Rodrigo.
Uma das principais recomendações é evitar ficar exposto ao ar livre quando um temporal se aproxima. “Se você estiver fora de casa, procure um local fechado para se abrigar e assim evitar acidentes com raios”, enfatiza.
Orientações de Segurança
Caso a população se depare com uma árvore caída sobre a rede elétrica, um poste quebrado ou cabos de energia partidos no chão, a Energisa orienta a não se aproximar, independentemente da situação. “Não é seguro nem mesmo para fazer vídeos ou fotos”, destaca Rodrigo. Além disso, utilizar objetos de madeira ou metálicos para afastar cabos rompidos é extremamente arriscado e pode resultar em choques elétricos, que podem ser fatais.
Outra situação que merece atenção é o que fazer se um veículo colidir com um poste ou se um cabo de energia se romper. Em casos de colisão ou se um veículo for atingido por um raio, Rodrigo recomenda que quem estiver fora do carro mantenha distância e acione imediatamente a Energisa e o Corpo de Bombeiros. “Os ocupantes do veículo devem permanecer calmos e aguardar dentro do carro, evitando tocar nas partes metálicas até a chegada das equipes de socorro”, orienta.
Isso ocorre porque o corpo metálico do automóvel funciona como uma “Gaiola de Faraday”, uma proteção contra descargas elétricas. Quando um carro é atingido por raios ou qualquer descarga elétrica, a energia é acumulada na parte externa do veículo, mantendo os ocupantes em segurança dentro dele. “Ou seja, o interior do veículo é o local mais seguro para evitar choques elétricos”, finaliza Rodrigo.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social