Economia • 13:43h • 19 de fevereiro de 2025
Empreendedorismo cresce no Brasil: mais empresas ativas do que trabalhadores com carteira assinada
Com 60 milhões de CNPJs ativos, o Brasil se torna um país de empresários, com as Micro e Pequenas Empresas liderando a geração de empregos em 2025
Da Redação | Com informações do Simpi | Foto: Divulgação

O Brasil, que há anos tem se destacado no mercado global como uma nação empreendedora, atingiu um marco histórico em 2024. Segundo dados da BigDataCorp, o país registrou mais de 60 milhões de CNPJs ativos, superando o total de brasileiros empregados com carteira de trabalho assinada, que soma 38,7 milhões, conforme pesquisa do IBGE. Esse dado aponta para um crescente movimento de empreendedores individuais e pequenas empresas, que se tornaram fundamentais para o desenvolvimento da economia nacional.
O aumento do número de empresas ativas no Brasil, em grande parte representado por Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Microempreendedores Individuais (MEIs), é um reflexo do dinamismo do mercado de trabalho, que, mesmo com uma taxa de desemprego de 6,2% no último trimestre de 2024 – a menor desde 2012 – revela um cenário positivo para aqueles que buscam criar seus próprios negócios.
“É um indicativo claro de que o Brasil está se tornando um país de empresários. O trabalho por conta própria e as MPEs têm sido um motor importante para a economia. As Microempresas e MEIs são essenciais para a geração de empregos, renda e fortalecimento da nossa economia”, afirma Joseph Couri, presidente do Sindicato da Micro e Pequena Indústria (SIMPI)
Enquanto a taxa de informalidade no Brasil permanece em 38,6%, o número de pessoas empregadas com carteira de trabalho assinada aumentou 2,7% em 2024, alcançando 38,7 milhões de brasileiros. Isso mostra que, embora o mercado de trabalho formal tenha avançado, as empresas menores continuam sendo as principais responsáveis pela movimentação da economia, com destaque para o setor de serviços e o comércio.
O crescimento do setor de Micro e Pequenas Empresas
O Boletim do Mapa de Empresas, divulgado pelo Governo Federal, destaca que em 2024 o Brasil registrou a abertura de 4,25 milhões de novas empresas, um aumento de 9,8% em relação ao ano anterior. Esse crescimento é um reflexo das medidas de incentivo e do aumento do empreendedorismo, mesmo diante dos desafios enfrentados pela economia.
Por outro lado, o fechamento de empresas também tem sido uma realidade, com 2,43 milhões de negócios encerrando suas atividades em 2024. No entanto, o saldo positivo de 1,8 milhão de novas empresas ativas, levando o total de empreendimentos no Brasil para 22 milhões, é um sinal claro de recuperação.
Com mais de 48 milhões de brasileiros envolvidos diretamente com atividades empresariais, o Brasil se configura como um dos países com o maior número de empreendedores. Com o foco em pequenas empresas e trabalhadores autônomos, o país tem demonstrado como a resiliência e a inovação de seus cidadãos podem ser instrumentos fundamentais para o crescimento econômico sustentável.
O Brasil vive um momento de grande transformação econômica. O crescente número de empresas ativas, a alta taxa de pessoas trabalhando por conta própria e a força das MPEs e MEIs são provas da força do empreendedorismo, que se torna cada vez mais o motor da economia nacional. Esses dados evidenciam que, para o país, 2025 será um ano de oportunidades para quem busca inovar, crescer e gerar mais empregos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor