Mundo • 12:00h • 30 de junho de 2024
Emissão da primeira via do RG é substituída pela carteira de identidade nacional
Medida começa na segunda-feira (1º) com agendamento pelo app Poupatempo SP.GOV.BR, portal, totens e WhatsApp
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Arquivo
A partir desta segunda-feira (1/7), o Estado de São Paulo substituirá a emissão da primeira via do RG pela Carteira de Identidade Nacional (CIN).
O novo documento será emitido nos postos do Poupatempo e nas unidades do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão vinculado à Polícia Civil.
Novos canais de agendamento
Para facilitar o acesso ao novo documento, haverá ampliação dos canais de agendamento, que poderão ser feitos pelo aplicativo Poupatempo sp.gov.br, portal, totens de autoatendimento e WhatsApp, no número: (11) 95220-2974.
Dependentes também poderão ser agendados, inicialmente pelo portal e totens do Poupatempo, e posteriormente pelo aplicativo.
Validade e características da CIN
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) adota o número do CPF como Registro Geral Nacional, eliminando a duplicidade na identificação e reduzindo as possibilidades de fraudes.
O documento inclui um QR Code para verificar sua autenticidade e identificar se foi furtado ou extraviado, acessível por qualquer smartphone. A versão digital da CIN estará disponível no app GOV.BR, no menu Carteira de Documentos.
Procedimento para emissão
Para emitir a CIN, é necessário agendar um horário por um dos canais disponíveis. No dia agendado, o cidadão deve levar a certidão de nascimento ou de casamento (original e cópia simples) ao local escolhido.
O documento pode ser emitido em qualquer unidade do Poupatempo ou em postos da Polícia Civil em todo o estado.
Requisitos para solicitação
Os requisitos para solicitar a CIN incluem ter uma conta GOV.BR, estar com os dados regularizados na Receita Federal, e não ter outra solicitação da CIN em andamento.
Em caso de divergências nos dados da Receita Federal ou ausência de CPF, será possível emitir o RG estadual como alternativa.
Documentação necessária
Para obter a CIN, o solicitante deve apresentar um documento com CPF, além da certidão de nascimento ou de casamento.
Custo e validade do RG
A primeira via da CIN é gratuita. O RG estadual continua válido até 28 de fevereiro de 2032, e ainda será emitido durante esta fase inicial de transição para a CIN.
Com essa nova medida, o estado de São Paulo dá um passo importante na modernização dos documentos de identidade, alinhando-se às exigências nacionais e facilitando a vida dos cidadãos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social