Educação • 10:45h • 15 de setembro de 2025
Educação vai oferecer plataforma de aprendizado de matemática para municípios paulistas
Matific já está disponível para mais 1,8 milhões de estudantes do Ensino Fundamental da rede estadual
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Secretaria de Educação de SP | Foto: Arquivo Âncora1

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo anunciou na quinta-feira (11) que os municípios paulistas também terão acesso à plataforma Matific, destinada ao apoio no aprendizado de matemática para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na rede estadual, a plataforma de estudos é acessada por mais de 1,8 milhão de alunos. A iniciativa integra o programa Alfabetiza Juntos SP, uma ação de colaboração entre Governo do Estado e municípios paulistas que tem como principal objetivo a alfabetização de estudantes na idade certa.
A implantação começa, neste momento, com 275 cidades paulistas que manifestaram interesse na liberação da plataforma para seus estudantes.
Atualmente, na rede estadual, 1,8 milhão de estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental têm acesso ao sistema Matific, além de 30,8 mil professores. Apenas neste ano, 111,4 milhões de atividades já foram concluídas na plataforma. No ano passado, foram 207,1 milhões de atividades finalizadas.
Todas as ações do Alfabetiza Juntos SP são voltadas aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No caso da Matific, as prefeituras terão acesso à Matific apenas para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Após a celebração dos convênios com as prefeituras, a Secretaria da Educação organizará encontros de formação para gestores escolares e formadores pedagógicos dos municípios.
Alfabetiza Juntos SP
Por meio do Alfabetiza Juntos SP, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo apoia escolas estaduais e municípios paulistas no cumprimento das metas de alfabetização, com ações como:
- Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo): adotada por 100% dos municípios paulistas;
- Avaliação de Fluência Leitora, presente em 100% dos municípios;
- Plataforma de leitura, já adotada em 342 municípios;
- Formação de professores, presente em 636 municípios; e
- Agora, a liberação do acesso à Matific.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital