Educação • 16:10h • 29 de julho de 2024
Educação para todos: pacto EJA envolve mais de 4 mil municípios
72% das redes de ensino já aderiram à iniciativa; 27 secretarias estaduais e distrital já participam do Pacto, que visa superar o analfabetismo e elevar a escolaridade no Brasil
Da Redação | Com informações do MEC e Secadi | Foto: Divulgação
O Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA) já teve adesão de 72% das redes de educação. Ao todo, 4.003 municípios, os 26 estados e o Distrito Federal já fazem parte da política. Os dados são do último levantamento do Ministério da Educação (MEC), realizado na quinta-feira, 25 de julho.
Estados como Alagoas, Amapá, Rio de Janeiro e Sergipe atingiram 100% de adesão das redes de ensino. As secretarias estaduais e municipais têm até 31 de julho para aderirem ao Pacto, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec).
Segundo o balanço, a Região Nordeste lidera a lista de adesão com 96,2%, seguida por Norte (72,7%), Sudeste (64%), Centro-Oeste (61%) e Sul (50,2%). Os estados com menor percentual de adesão entre seus municípios são Rondônia (38,5%), Rio Grande do Sul (41,4%) e Tocantins (43,2%).
Pacto EJA
O Pacto EJA é coordenado pelo Ministério da Educação e conta com a colaboração da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Ele visa superar o analfabetismo e elevar a escolaridade de jovens, adultos e idosos. Além disso, busca ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, incluindo estudantes privados de liberdade, e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.
Com um investimento de mais de R$ 4 bilhões ao longo de quatro anos, o pacto deve gerar 3,3 milhões de novas matrículas da EJA e de sua oferta integrada à educação profissional. O Programa Brasil Alfabetizado (PBA), criado em 2003, também será retomado, com a oferta de 900 mil vagas para estudantes e de 60 mil bolsas para educadores populares.
Chamada EJA
O MEC abriu, no dia 15 de julho, uma chamada pública como uma das estratégias do Pacto EJA. O objetivo é estimular, em parceria com as redes de ensino e a sociedade em geral, jovens e adultos que não frequentaram a escola ou que precisaram abandonar os estudos a exercerem seus direitos educativos por meio da matrícula na EJA. A campanha segue até 6 de setembro, com debates presenciais e virtuais sobre a modalidade de ensino, mobilização da sociedade civil nos territórios e sensibilização do tema em espaços públicos.
Durante esse período, o MEC também realizará eventos presenciais e atividades on-line para orientar os sistemas de ensino sobre como acessar os programas que fazem parte do Pacto EJA.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social