Educação • 12:00h • 12 de junho de 2024
Educação de SP lança Olimpíada Estadual de Redação para premiar "jovens escritores"
Ferramenta Redação Paulista será utilizada para classificar e premiar estudantes com medalhas de ouro, prata e bronze
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou o lançamento da primeira Olimpíada Estadual de Redação, uma iniciativa que visa incentivar a escrita entre os estudantes da rede pública.
Utilizando a ferramenta Redação Paulista, a competição premiará os "jovens escritores" com medalhas de ouro, prata e bronze.
Até o final de maio, mais de 4,6 milhões de redações já haviam sido produzidas e corrigidas pelos professores, um número 41,7% superior ao do segundo semestre do ano passado.
Objetivo e metodologia da Olimpíada
A Olimpíada de Redação tem como principal objetivo fomentar a escrita e desenvolver competências relacionadas à produção textual entre os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
Após o sucesso da Olimpíada de Matemática (Omasp), a Seduc-SP espera que essa nova competição também tenha um impacto positivo nas escolas e seja bem recebida por estudantes e professores.
Uso da ferramenta Redação Paulista
A Redação Paulista, implantada no ano passado, utiliza inteligência artificial para auxiliar na correção das redações. Os estudantes escrevem seus textos na plataforma, que oferece correções ortográficas e gramaticais.
Após as alterações, os textos são enviados aos professores, que validam os critérios avaliativos obrigatórios, como coerência, argumentação e adesão ao tema.
Na Olimpíada, a primeira etapa de correção será feita com o apoio da inteligência artificial, seguida pela confirmação dos professores.
Etapas da competição
Em cada unidade de ensino, os 10% melhores estudantes serão classificados para a etapa seguinte. Suas redações serão avaliadas por uma banca formada por professores de Língua Portuguesa e Redação, todos formados em Letras.
Na fase final, 5% dos alunos das escolas estaduais de todas as cidades paulistas serão selecionados, e os melhores serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.
Expansão do ensino de Língua Portuguesa e Matemática
Além da Olimpíada de Redação, a Seduc-SP tem aumentado o tempo dedicado ao ensino de Língua Portuguesa e Matemática.
No Ensino Médio, houve um incremento de 60% no tempo de aula para Língua Portuguesa e de 70% para Matemática. Os alunos também têm aulas de Redação e Leitura e Educação Financeira.
Resultados da Omasp
A Secretaria da Educação também realizou a primeira Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp), com 127 mil estudantes premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.
A premiação das diferentes regiões do estado ocorrerá entre junho e julho.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social