Mundo • 12:01h • 07 de julho de 2025
Edu Guedes passa por cirurgia após diagnóstico de câncer no pâncreas; Ana Hickmann agradece amigos e fãs
Apresentador descobriu nódulo durante exames para crise renal e oncologista explica sintomas, fatores de risco, diagnóstico e tratamento
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Foto: Reprodução/X

O apresentador Edu Guedes passou por uma cirurgia no sábado, 5 de julho, após ser diagnosticado com câncer no pâncreas. Segundo informações divulgadas pelo portal Leo Dias, ele foi internado depois de passar mal durante a semana com sintomas de uma crise renal. Durante os exames para avaliação clínica, foi identificado um nodulo no pâncreas, o que levou à necessidade de intervenção cirúrgica. A confirmação do diagnostico foi feita por Ana Hickmann, noiva de Edu Guedes, por meio de sua assessoria.
Embora seja mais comum em pessoas acima dos 60 anos, o câncer de pâncreas tem registrado aumento no número de diagnósticos com o envelhecimento da população. Dados do Instituto Nacional de Câncer Inca estimam 10.980 casos novos por ano entre 2023 e 2025, sendo 5.690 em mulheres e 5.290 em homens.
O pâncreas é responsável por produzir enzimas digestivas e hormônios que regulam o açúcar no sangue. Medindo cerca de 15 cm, ele se divide em cabeça, corpo e cauda. Segundo João Paulo Fogacci de Farias, oncologista da Oncoclinicas, o termo câncer de pâncreas engloba vários tipos de tumores malignos. O mais comum é o adenocarcinoma, que representa 90% dos casos. Há também tipos mais raros, como os pancreatoblastomas e os neuroendocrinos.
Nesta segunda-feira, Ana Hickmann publicou em suas redes sociais um agradecimento pelas mensagens de apoio dos fãs, amigos e familiares, reforçando a fé e a esperança na recuperação de Edu Guedes | Imagem: Redes Sociais/X
Entre os fatores de risco estão o tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade, histórico familiar, síndromes hereditárias, diabetes mellitus e pancreatite crônica. O oncologista ressalta que hábitos saudáveis podem reduzir os riscos. Ele destaca que perder 10 por cento do peso corporal já ajuda a diminuir a probabilidade de desenvolver a doença. Estima-se que entre 5% e 10% dos adenocarcinomas pancreáticos sejam de origem hereditária.
Na fase inicial, o câncer de pâncreas costuma ser silencioso. Os sintomas surgem conforme o tumor cresce ou se espalha para outras partes do corpo. Entre os sinais de alerta estão fraqueza, perda de peso, falta de apetite, dor abdominal ou nas costas, urina escura, ictericia, náuseas, trombose venosa profunda e piora súbita de um diabetes já controlado.
O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura. Após a suspeita inicial, o médico realiza exames físicos, coleta o histórico familiar e pessoal e solicita exames laboratoriais e de imagem, como tomografia, ressonância magnética, PET Scan e biopsia. Apenas entre 10% e 15% dos casos são identificados em estágios iniciais, o que limita o sucesso do tratamento.
Quando detectado precocemente, o tratamento geralmente combina cirurgia e quimioterapia. Em alguns casos, a quimioterapia pode ser indicada antes da cirurgia para reduzir o tamanho do tumor e facilitar sua remoção. Avanços em técnicas minimamente invasivas e cirurgia robótica têm melhorado a recuperação dos pacientes, embora ainda estejam sendo estudados.
Contudo, entre 70% e 80% dos casos são diagnosticados em estágio avançado e inoperável. Nesses casos, o foco é oferecer cuidados paliativos e melhorar o conforto do paciente. Como forma de prevenção, o oncologista recomenda evitar bebidas alcoólicas, parar de fumar, manter peso saudável, praticar atividades físicas regulares e ter uma dieta equilibrada rica em frutas, vegetais e grãos integrais.
Apesar de ser considerada uma doença grave, o oncologista João Paulo Fogacci destaca avanços promissores na área. Ele explica que estudos recentes sobre subtipos moleculares do adenocarcinoma têm aberto caminhos para a personalização das terapias, com expectativa de reduzir a alta letalidade da doença no futuro.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital