Gastronomia & Turismo • 16:18h • 26 de outubro de 2025
Do Maracanã a La Bombonera: Brasil lidera criação da Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul
Iniciativa, lançada ao fim da presidência brasileira no bloco, une turismo e esporte para impulsionar fluxo de visitantes e fortalecer a marca "Visit South America"
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Arquivo Âncora1
O Brasil lançou, em Brasília, a Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul, uma iniciativa dos ministérios do Turismo e do Esporte que une turismo e futebol como instrumentos de integração cultural e desenvolvimento econômico entre os países sul-americanos. A proposta conecta Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia em um roteiro turístico dedicado ao esporte mais popular do continente.
A rota integra a marca “Visit South America” e pretende transformar estádios e museus esportivos em destinos turísticos, oferecendo experiências que combinam história, arquitetura e emoção. A iniciativa também busca fortalecer o turismo esportivo e ampliar o fluxo de visitantes entre os países do bloco.
Durante o lançamento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que a ação representa um legado da presidência brasileira no Mercosul e tem potencial para impulsionar a economia. Segundo ele, o futebol, além de ser um elemento cultural, é um grande atrativo turístico capaz de gerar emprego e renda.
Os primeiros destinos da Rota incluem estádios e museus emblemáticos da América do Sul, como o Maracanã, a Neo Química Arena e o Museu Pelé, no Brasil; La Bombonera, na Argentina; o Estádio Centenário, no Uruguai; e o Museu da Conmebol, no Paraguai. Todos foram selecionados por seu valor simbólico, estrutura turística e capacidade de receber visitantes.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a nova rota valoriza o futebol como expressão da identidade sul-americana e reforça a imagem do continente como destino turístico de experiências culturais autênticas. Ele lembra que, apenas neste ano, as cidades brasileiras que integram o projeto receberam mais de 3 milhões de turistas dos países vizinhos, e a expectativa é que esse número cresça com a promoção internacional da Rota.
Além de celebrar o futebol como patrimônio cultural, a iniciativa prepara o terreno para a Copa do Mundo Feminina de 2027, que terá o Brasil como sede. Cinco estádios incluídos na Rota – Maracanã, Mané Garrincha, Beira-Rio, Castelão e Neo Química Arena – receberão partidas do torneio, que promete consolidar o país como destino de turismo esportivo e cultural na América do Sul.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo