Educação • 12:10h • 05 de agosto de 2024
Divulgado regulamento de concurso de redação sobre mudanças climáticas para escolas
Estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio podem participar; prêmios incluem leitores de livros digitais e notebooks
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Arquivo
As secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e Educação (Seduc) do Estado de São Paulo divulgaram na quinta-feira (1º) o regulamento do Concurso de Redação Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo. Lançado durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o concurso visa conscientizar os alunos sobre as mudanças climáticas e incentivar a adoção de medidas para reduzir as emissões de gás carbônico e preservar o planeta.
Podem participar estudantes da rede pública estadual a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. A competição está dividida em três categorias: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (5º ano), Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª série), abrangendo mais de 2,6 milhões de estudantes.
As redações devem abordar o tema “Mudanças Climáticas” e explorar aspectos de mitigação e adaptação. Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental devem seguir a linha “Você sabia que…”, enquanto os do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio devem criar textos dissertativos argumentativos. Os textos serão produzidos em equipe, com três alunos e um professor orientador. A Semil disponibilizou materiais no site da Educação Ambiental, e os professores foram instruídos em uma live no dia 2.
O período para desenvolver as redações é de 5 de agosto a 4 de outubro. Cada unidade escolar formará uma comissão julgadora para escolher três redações, uma por categoria. De 7 a 25 de outubro, as diretorias de ensino selecionarão três redações por categoria, que serão enviadas para a Seduc. Nove redações finais serão escolhidas pela Seduc, e a Semil classificará estas em primeiro, segundo e terceiro lugar.
Os critérios de avaliação incluem originalidade, capacidade de comunicação, argumentação, desenvolvimento do tema, qualidade da escrita e normas ortográficas e gramaticais. O resultado será divulgado no dia 22 de novembro no site das secretarias, e a premiação ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024. Os prêmios incluem leitores de livros digitais, tablets e notebooks.
O regulamento completo está disponível na página do Centro de Referência em Educação (CRE) Mario Covas.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social