Responsabilidade Social • 13:01h • 26 de julho de 2024
Dia Mundial da Prevenção do Afogamento: alerta aos turistas sobre segurança nas águas brasileiras
Monumentos iluminados e ações de conscientização marcam a data; saiba como proteger sua família
Da Redação | Com informações do MTur | Foto: Divulgação
Ontem, 25 de julho, foi comemorado o Dia Mundial da Prevenção do Afogamento, uma data que ganha ainda mais relevância com a chegada do fim de semana.
O Ministério do Turismo, em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), participou da iniciativa global para conscientizar turistas e a população sobre a importância da prevenção do afogamento, que mata pelo menos 15 pessoas por dia no Brasil, sendo três delas crianças.
Entre as ações planejadas, diversas cidades e entidades públicas e privadas foram convidadas a iluminar monumentos e edifícios de azul, em alusão ao movimento mundial Go Blue. No ano passado, 1.358 locais, incluindo o Cristo Redentor, aderiram à campanha. Este ano, a expectativa é superar esse número, reforçando a mensagem de segurança nas águas.
A Sobrasa, juntamente com o Ministério do Turismo, também incentiva a prática segura de atividades aquáticas. Uma plataforma foi criada para que a população registre informações sobre suas atividades na água, contribuindo para a conscientização e segurança. Até agora, mais de 57 mil quilômetros foram registrados, evidenciando o engajamento da população na causa.
O encerramento das atividades do Dia Mundial da Prevenção do Afogamento aconteceu simbolicamente no AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul, onde visitantes receberam orientações e materiais educativos sobre prevenção ao afogamento. Essa ação visa lembrar que o prazer das atividades aquáticas deve sempre estar associado à segurança.
Para reduzir a mortalidade por afogamento, o Ministério do Turismo e a Sobrasa destacam a importância das seguintes dicas de segurança:
- Nade sempre perto de um guarda-vidas.
- Pergunte ao guarda-vidas o melhor local para o banho.
- Não superestime sua capacidade de nadar – 46.6% dos afogados acham que sabem nadar.
- Tenha sempre atenção com as crianças.
- Nade longe de pedras, estacas ou piers.
- Evite ingerir bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes do banho de mar.
- Crianças perdidas devem ser levadas ao posto de guarda-vidas.
- Mais de 80% dos afogamentos ocorrem em valas. Nade transversalmente à vala para escapar ou peça socorro imediatamente.
- Nunca tente salvar alguém em apuros se não tiver confiança em fazê-lo.
- Observe se a onda pode alcançá-lo antes de pescar em pedras.
- Certifique-se da profundidade antes de mergulhar no mar.
- Afaste-se de animais marinhos como águas-vivas e caravelas.
- Obedeça às sinalizações de perigo na praia.
A Sobrasa, fundada em 1995, é a primeira entidade nacional dedicada à redução dos afogamentos na América do Sul, representando o Brasil na Federação Internacional de Salvamento Aquático (ILS) e parceira da Organização Mundial da Saúde na luta contra os afogamentos.
Com o fim de semana se aproximando, o alerta se torna ainda mais importante para garantir que momentos de lazer nas águas brasileiras sejam seguros e livres de acidentes.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social