Saúde • 08:01h • 05 de fevereiro de 2025
Dia do Dermatologista: conheça as queixas mais comuns nos consultórios
Celebrado em 5 de fevereiro, o Dia do Dermatologista destaca a importância dessa especialidade para a saúde da pele, cabelos e unhas
Da Redação | Foto: Divulgação
No dia 5 de fevereiro, comemora-se o Dia do Dermatologista, uma data para reconhecer a importância desse profissional que se dedica ao tratamento e à prevenção de doenças que afetam a pele, pelos, cabelos e unhas. O dermatologista é fundamental para diagnosticar, tratar e até prevenir uma série de condições que podem surgir ao longo da vida.
De acordo com o Dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Diretor Clínico do Instituto Fraga de Dermatologia, mais de 3 mil doenças dermatológicas podem afetar a pele humana. Por isso, qualquer alteração suspeita deve ser investigada.
“A dermatologia não trata somente as doenças, mas também tem a função de evitar que muitas delas venham a aparecer, como os cânceres de pele”, explica Dr. Fraga. “Além disso, lidamos com o envelhecimento da pele, oferecendo tratamentos não só medicamentosos, mas também procedimentos como peelings, Toxina Botulínica (Botox), preenchimentos com ácido hialurônico e o uso de tecnologias como lasers e ultrassom microfocado.”
Entre as principais queixas nos consultórios de dermatologia, destaca-se o tratamento e a prevenção da acne, que pode surgir na adolescência e perdurar até a vida adulta. Também é muito comum a procura por orientações sobre cuidados com a pele, especialmente o uso de filtros solares para proteção contra os danos do sol.
Dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista | Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
Outro ponto de preocupação frequente dos pacientes é a análise e remoção de pintas pelo corpo, que, se apresentarem características suspeitas, podem ser indicativas de câncer de pele. Além disso, doenças como urticária, infecções (incluindo doenças sexualmente transmissíveis), parasitas como o "bicho geográfico", e doenças inflamatórias como psoríase e lúpus, também são queixas recorrentes nos consultórios dermatológicos.
Dr. Fraga também reforça que não existe uma faixa etária específica para procurar um dermatologista. O cuidado com a pele pode começar desde os primeiros dias de vida, com o tratamento de dermatite de fraldas, até a velhice, quando o ressecamento da pele é uma queixa comum. No entanto, a busca por orientação dermatológica costuma se intensificar na adolescência, quando a acne é uma preocupação constante.
Com os avanços da dermatologia, os pacientes têm à disposição uma gama de tratamentos que podem não só tratar condições já existentes, mas também prevenir o aparecimento de diversas doenças. Portanto, qualquer alteração na pele ou nos anexos cutâneos deve ser motivo para consulta com um especialista, que será capaz de orientar e oferecer o melhor tratamento.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design