Variedades • 16:41h • 10 de outubro de 2024
Dia das Crianças: Maria e Davi são os nomes mais comuns entre alunos dos anos iniciais de SP
Entre 550 mil crianças que estudam na primeira etapa da educação básica em mais de 1.300 escolas estaduais, 21,6 mil se chamam Maria e 16,6 mil, Davi
Da Redação com informações da Secretaria de Educação | Foto: Acervo Âncora1
Em 2024, 550 mil crianças estão matriculadas em mais de 1.300 escolas estaduais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) com turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental — 1º ao 5º ano. Nesta Semana das Crianças, a Educação organizou um levantamento que mostra que os nomes mais comuns entre os alunos desse nível de ensino são Maria, com 21,6 mil representantes, e Davi, com 16,6 mil matriculados.
O levantamento foi feito pela equipe do Departamento de Informação e Monitoramento (Deinf), do Centro de Informação e Indicadores Educacionais da Educação de São Paulo (Ceind). Além dos dois nomes mais comuns entre meninos e meninas, o departamento também apontou o ranking dos 10 nomes mais presentes nas salas da primeira etapa da educação básica em toda a rede.
Entre as meninas, o nome Maria é seguido por Ana, Sophia, Alice, Laura, Lorena, Heloísa, Julia, Isabella e Valentina. Na lista de meninos, Davi é seguido no top 10 por Miguel, Arthur, João, Pedro, Enzo, Gabriel, Lucas, Samuel e Matheus.
Maria, o nome mais comum entre as meninas, geralmente faz parte de um nome composto, como é o caso de Maria Clara Silva, de 11 anos de idade, aluna do 5º ano da Escola Estadual Deputado Pedro Costa, unidade da rede estadual de ensino localizada na zona norte da capital paulista que concorre ao prêmio Melhor Escola do Mundo, o World’s Best School, pelo trabalho com as crianças e comunidade escolar. Ela respondeu por que gosta do seu nome e o que mais gosta de fazer na escola e enquanto criança. “Eu gosto do meu nome, porque acho um nome muito forte. Eu gosto de tudo o que eu faço na escola, porque aqui tem atletismo, xadrez, educação física, artes, um monte de coisa. O que eu gosto de fazer como criança é estudar, brincar, cantar, dançar e desenhar”, conta.
A diretora da EE Deputado Pedro Costa, Janaina Freire, conta que na unidade de ensino há 16 Marias e oito Davis. Também com 11 anos de idade, Davi de Lima Bernardo, do 5º ano, conta o que acha sobre seu nome, sobre a escola e sobre ser criança. “Eu gosto do meu porque já me caracterizei com ele. Por exemplo, se alguém falar ‘Davi’, eu vou pensar em mim. Na escola, o que eu mais gosto de fazer é jogar pingue-pongue, atletismo, diversas coisas. Como criança, eu gosto de brincar, correr, pular e jogar pingue-pongue, como já disse”, resume.
Além dos nomes mais comuns, o Deinf aponta que 4.800 crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental têm nomes únicos, ou seja, elas não têm xarás em toda a rede de ensino — entre os mais de 3 milhões de estudantes das mais de 5.000 escolas estaduais que têm entre 6 e 95 anos de idade.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social