Gastronomia & Turismo • 16:35h • 05 de outubro de 2024
Descubra os destinos que fazem sucesso por serem palco de produções no cinema e na TV
De Norte a Sul do país, cidades brasileiras apostam nessa fama para atrair turistas do mundo inteiro
Da Redação com informações do Ministério do Turismo | Foto: MTur Destinos
Com uma vasta diversidade cultural e paisagens naturais exuberantes, o Brasil tem se tornado um cenário cada vez mais presente nas telas do cinema e da TV. Essa visibilidade abriu caminho para o desenvolvimento de um segmento de turismo único: o turismo cinematográfico. Os "Set-jetters", como são conhecidos os turistas que viajam para locais onde foram filmadas produções audiovisuais, encontram uma infinidade de destinos emblemáticos e que foram imortalizados por filmes ou séries.
O cinema tem o poder de transformar locais desconhecidos em destinos turísticos desejados. Além de promover o país internacionalmente, o turismo cinematográfico também gera impactos diretos na economia local. Durante as filmagens, há um aumento significativo na demanda por serviços como hospedagem, alimentação e transporte, beneficiando diretamente a comunidade local. O efeito positivo se estende após a gravação, com a chegada dos turistas específicos em conhecer os cenários de seus filmes e novelas favoritas.
"O Turismo Cinematográfico caracteriza-se pelos deslocamentos motivados para a visitação a locais ou atrações que tiveram aparição no cinema ou na TV. O cinema, portanto, funciona como reforço de símbolos que podem influenciar a escolha de destinos de turistas.” explicou a coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira.
Conheça alguns desses famosos destinos pelo país:
Entre os destinos mais conhecidos está Jericoacoara, no Ceará. que já foi cenário de alguns filmes, como o “A Ostra e o Vento”, de Walter Lima Jr. Gravado em 1997. Algumas cenas foram gravadas na famosa Pedra Furada que fica entre a Praia da Malhada e a Pedra do Frade.
Ainda no Nordeste, o município de Cabaceiras, na Paraíba, ganhou o apelido de “Roliúde Nordestina” após ser escolhido como locação para o famoso filme “O Auto da Compadecida”. A cidade preserva até hoje o charme de suas paisagens áridas, que fascinaram tanto o público do cinema quanto os turistas que desejam reviver as cenas do filme.
Outro local imperdível é Morro Branco, também no Ceará, que se tornou um ícone após aparecer em novelas como “Tropicaliente” e “Final Feliz”. Suas falésias coloridas e dunas são uma atração à parte, proporcionando uma experiência visual deslumbrante.
Na região Sul do país, Gramado, no Rio Grande do Sul, oferece um roteiro cinematográfico tendo como referência o filme “O Quatrilho”. Os turistas visitam os principais locais de filmagem dessa produção que retratam a vida dos imigrantes italianos no Brasil, misturando história, cultura e cinema.
Palmas, no Tocantins, é outro exemplo de destino que ganhou destaque no turismo cinematográfico. A cidade oferece o circuito “Nas Trilhas do Cinema”, que inclui locações de produções como “Deus é Brasileiro” e “Xingu”, além do famoso reality show americano “Survivor Tocantins”.
Projeto Brasília Cinematográfica
A capital federal consolidou-se como um polo importante desse segmento, sendo cenário de filmes como “Somos Tão Jovens”, “Faroeste Caboclo”, “Eduardo e Mônica” e “Rock Brasília -Era de Ouro”
O projeto “Brasília Cinematográfica”, realizado em uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Dharma, consolida a capital federal como o "Destino Referência do Turismo Cinematográfico no País", formando-se um modelo de gestão do turismo, com foco na segmentação aplicável a outros destinos brasileiros.
O projeto teve como principais resultados a estruturação de um planejamento estratégico para a região, a formação de uma instância de governança local e o desenvolvimento e criação da Brasília Film Commission, entidade com gestão compartilhada, que serve de modelo para outros estados brasileiros.
Incentivo
O Ministério do Turismo desenvolve várias ações para estimular os brasileiros a viajarem mais pelo país. Uma delas é o “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas. O programa envolve, por exemplo, o aumento da oferta de voos e a opção de “stopover”, já disponível em cidades como São Paulo (SP), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Recife (PE), Manaus (AM) e Belém (PA). Na modalidade, com uma mesma passagem área, o turista pode visitar um local intermediário antes de seguir ao destino final.
Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite que correntistas do Banco do Brasil tenham acesso a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, com condições diferenciadas. O trabalho do MTur também abrange o “Conheça o Brasil: Cívico”. A iniciativa visa incentivar estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história nacional, com um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades do entorno da capital.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social