Responsabilidade Social • 15:30h • 25 de outubro de 2025
Deputado quer mais áreas pet friendly em parques estaduais
Deputado Ricardo França propôs a criação de espaços específicos para animais domésticos, aumentando a segurança e o bem-estar
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Alesp | Foto: Assessoria do deputado Ricardo França
 
                                É cada vez mais comum termos áreas pets em condomínios residenciais. Muitas cidades também tem construído espaços assim em parques e praças públicas, possibilitando o acesso a um local seguro para os tutores com seus pets. No entanto, ainda não existe um plano unificado para implementação desses espaços no estado de São Paulo.
Buscando preencher essa lacuna, o Deputado Ricardo França propôs ao Governador a criação de áreas específicas para cães e gatos em todos os parques públicos sob jurisdição do governo estadual. Se trata da Indicação 12178/2025.
O Deputado, atuante na Causa Animal, reforçou a importância desses espaços: "Essas áreas incentivam as famílias a frequentar os parques públicos. Os animais cada vez mais fazem parte da família e da sociedade, e o poder público precisa reconhecer isso. Essa é uma das nossas lutas!"
Espaços adequados aos animais
A sugestão de Ricardo França é que essas áreas dedicadas aos pets tenham: cercas de delimitação, bebedouros, brinquedos e espaço para treinamento para cães. Além disso, destaca que deve ter lixeiras exclusivas para o descarte de resíduos, evitando assim riscos de contaminação de pessoas e animais.
Nos municípios que já possuem espaços assim, a população tem aprovado a iniciativa. Marcus, tutor do cachorrinho Jimi, declarou que usa esses espaços: "O mais importante é ter um lugar seguro para o animal, cercado para que ele possa correr livremente sem riscos. Também é muito legal ver os cachorros interagindo uns com os outros, essas áreas são um espaço de socialização que é muito importante para eles".
Incentivo a adoção responsável
Uma das defesas da proposta é que será um incentivo a adoção responsável, fundamental para mitigar o problema da superlotação em canis e ONGs de proteção animal. Conforme essa ideia, quanto mais as cidades se mostrarem receptivas aos animais, maior será a taxa de adoção e também os cuidados com eles.
"Eu vejo de perto a situação das entidades e órgãos públicos. Embora os animais sejam bem cuidados, é muito triste pensar que vão passar a vida toda ali, sem poder ter uma família e um lar. Precisamos encontrar formas de incentivar a adoção, quando o poder público mostra que está pensando nos tutores e animais, as pessoas se sentem mais confiantes para adotar", defende o Deputado.
Ricardo França é idealizador da campanha FIM DOS MAUS-TRATOS, que tem buscado apoio popular para avançar nas pautas da Causa Animal, melhorando leis e políticas públicas de proteção animal.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
 
                         
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                         
                                         
                                         
                                        