Mundo • 11:38h • 24 de outubro de 2025
Demanda por serviços do Detran-SP cresce 57% com digitalização de atendimento
Serviço contabiliza cerca de 1,2 milhão de demandas respondidas até o final de setembro, ante 763.000 registradas no mesmo período do ano passado
Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Com apoio da tecnologia, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) registrou aumento de 57% nas demandas respondidas em 2025, quando comparado o período de janeiro a setembro ao mesmo intervalo do ano passado.
O SAC respondeu a 1.197 milhão de manifestações desde o início do ano, ante 762.948 nos três primeiros trimestres de 2024. Em relação a 2023, o salto é ainda maior: os números cresceram nove vezes (831%), já que o serviço atendeu a 128.658 demandas entre janeiro e setembro do ano retrasado.
O SAC digital do Detran-SP é um canal aberto para solicitar informações, esclarecer dúvidas, requerer serviços e registrar reclamações. O serviço beneficiou-se com o avanço no uso da tecnologia, que reduz o tempo de resposta às manifestações e, dessa forma, permite um número maior de atendimentos.
Atualmente, uma demanda do Detran-SP aguarda em média 14 horas por uma resposta. Em 2023, por exemplo, o tempo médio de espera era de 18 horas. Ou seja, além de um aumento no número de manifestações respondidas, o Detran-SP diminuiu, em média, 22% o tempo de respostas.
“A tecnologia é uma facilitadora, contribuindo para a melhora nos serviços, que devem ter agilidade, eficiência e clareza, pensando no bem-estar da população”, diz Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo