Cidades • 12:33h • 11 de setembro de 2024
Defesa Civil prorroga alerta de risco elevado para incêndios no estado de São Paulo até sábado
Temperaturas próximas dos 40 °C e baixa umidade intensificam risco de queimadas em várias regiões; litoral é a única área sem grandes ameaças
Da Redação | Com informações da Agência Brasil | Foto: Paulo Pinto
A Defesa Civil do estado de São Paulo prorrogou até o próximo sábado (14) o alerta de risco elevado para incêndios florestais, com exceção do litoral, onde o risco é menor. Desde o início de setembro, o estado enfrenta temperaturas elevadas e baixa umidade, o que aumenta o perigo de queimadas. O clima seco deve se manter, agravando a situação.
Nas regiões de Presidente Prudente e Marília, as temperaturas podem atingir 39°C, com umidade relativa do ar abaixo de 25%. Essas áreas estão entre as mais críticas, com risco elevado de incêndios, e vêm sendo foco de atenção das autoridades. A situação exige cuidados, especialmente com lavouras e vegetação nativa, que estão altamente vulneráveis.
A Secretaria de Saúde e a Defesa Civil recomendam hidratação constante, uso de máscaras como a N95 em áreas próximas a queimadas e evitar atividades ao ar livre durante os períodos mais quentes do dia.
A Cetesb também alertou sobre a qualidade do ar deteriorada, com altas concentrações de poeira e fuligem. As autorizações de queimadas foram suspensas temporariamente para evitar a propagação de incêndios.
As dicas da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde para o período de risco elevado de incêndios incluem:
- Hidratação constante: beba água regularmente ao longo do dia para evitar desidratação.
- Uso de soro fisiológico: aplique soro nos olhos e nariz para evitar o ressecamento.
- Proteção contra o sol: utilize protetor solar, chapéus e roupas leves para minimizar os efeitos do calor.
- Evitar atividades físicas ao ar livre: principalmente nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 16h.
- Uso de máscaras: em áreas próximas a queimadas, utilize máscaras como N95, PFF2 ou P100 para reduzir a inalação de partículas de fumaça.
- Cuidado com grupos de risco: atenção redobrada com crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social