• SP lança painel de controle contra o tabagismo
  • Anta queimada no Morro do Diabo não resiste e casos em Assis preocupam ambientalistas
  • Assis: CART está com oportunidade aberta para Analista de Frotas com inscrições até quarta-feira
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 11:00h • 19 de agosto de 2025

Defesa Civil de SP estreia alertas por cell broadcast contra baixa umidade

Alerta foi enviado para 82 municípios da região oeste do estado que registraram umidade relativa do ar abaixo de 12% na última quinta-feira (14)

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Neste ano, o sistema cell broadcast foi incorporada à Operação SP Sem Fogo.
Neste ano, o sistema cell broadcast foi incorporada à Operação SP Sem Fogo.

A Defesa Civil Estadual de São Paulo acionou pela primeira vez o sistema cell broadcast para alertar a população sobre a baixa umidade do ar e risco para incêndios. Na quinta-feira (14), 82 cidades das regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, com alguns municípios da região de Andradina e no Pontal do Paranapanema, ficaram abaixo dos 12%, considerado estado de emergência pela Organização Mundial da Saúde.

Os moradores receberam pelo celular um aviso de que a umidade do ar está em emergência, o que representa risco à saúde e de incêndios em vegetação. A orientação é beber água e evitar queimadas. A tecnologia cell broadcast não requer que os moradores instalem algum aplicativo e opera via localização dos aparelhos por torres de transmissão. 

Neste ano, a ferramenta foi incorporada à Operação SP Sem Fogo para alertar a população sempre que houver baixa umidade do ar ou risco de queimadas. O sistema poderá ser utilizado para alertas severos ou extremos, com orientações voltadas à prevenção e saúde das pessoas.

A tecnologia vai alertar a população quando a umidade do ar ficar abaixo de 12%, houver alerta vermelho do Inmet e focos de incêndios próximos a áreas urbanas. “A ferramenta, bastante utilizada no período do verão para para o envio dos alertas, também será aplicada no período de estiagem. A umidade relativa do ar abaixo de 12% gera desdobramentos para saúde das pessoas”, afirma a major Tatiana Rocha, diretora da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Desde dezembro de 2024, a Defesa Civil utiliza o cell broadcast para efetuar o disparo de alertas. Com ele, todo aparelho celular de determinada região conectado a uma antena de telefonia e recebendo sinal 4G ou 5G recebe mensagens de alerta. Além do aviso sobre os riscos, a ferramenta deve informar sobre locais para evacuação e pontos seguros.

Alerta georeferenciado de incêndio

Outra medida tecnológica implementada é o alerta de incêndio georreferenciado, gerado pelo sistema SMAC, desenvolvido pela Defesa Civil para identificar focos de queimada próximos às reservas florestais do estado. Sempre que os satélites apontarem um novo foco de incêndio próximo a qualquer unidade de conservação, um alerta automático será emitido ao CGE da Defesa Civil e também aos gestores do parque florestal que estiver em risco.

“Essa ferramenta permite que os gestores tomem decisões a partir do uso de tecnologia. Desta forma, é possível reforçar as equipes para atuar diretamente no foco do incêndio, para evitar colocar em risco a fauna e a flora, antes mesmo que o fogo acesse a vegetação nativa”, afirma a diretora da Defesa Civil do Estado de São Paulo, major Tatiana Rocha.

Operação SP Sem Fogo

A Operação SP Sem Fogo é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Além disso, conta com iniciativas e investimentos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), além da própria Semil e de suas vinculadas: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Fundação Florestal (FF).

Para cumprir seus objetivos, a Operação São Paulo Sem Fogo desenvolve uma série de atividades de forma permanente ao longo do ano, divididas em fases (verde, amarela e vermelha), conforme as necessidades e priorizações de cada período.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 10:33h • 03 de setembro de 2025

SP lança painel de controle contra o tabagismo

Ferramenta digital mostra atendimentos, perfil dos pacientes e avanços na política estadual contra o fumo

Descrição da imagem

Mundo • 10:05h • 03 de setembro de 2025

São Paulo atrai mais de 8 milhões de brasileiros, diz estudo

Bahia e Minas Gerais concentram os maiores fluxos migratórios para o estado, com mais de 40% dos migrantes

Descrição da imagem

Variedades • 09:25h • 03 de setembro de 2025

Previsão do tempo para setembro tem início seco e chuvas no final, diz Defesa Civil

Litoral deve registrar volumes mais expressivos, enquanto interior segue com predomínio de calor e baixa umidade até a última semana

Descrição da imagem

Saúde • 09:03h • 03 de setembro de 2025

Pep19: molécula sintética reduz gordura visceral e melhora sono em adultos obesos

Pesquisadores brasileiros, israelenses e norte-americanos testaram a substância em ensaio clínico com voluntários e observaram efeitos positivos no metabolismo sem causar efeitos colaterais

Descrição da imagem

Educação • 08:42h • 03 de setembro de 2025

SP abre inscrições para Curso Básico de Libras com aulas ao vivo

Iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência é realizada em ambiente on-line e gratuito

Descrição da imagem

Saúde • 08:18h • 03 de setembro de 2025

O que os microplásticos causam para a saúde humana?

ONU projeta que 2,7 milhões de toneladas foram despejadas no meio ambiente em 2020 e projeção deve dobrar até 2040. Em degradação contínua, os objetos se transformam em fragmentos minúsculos, tornando a exposição praticamente inevitável

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 08:01h • 03 de setembro de 2025

Anta queimada no Morro do Diabo não resiste e casos em Assis preocupam ambientalistas

Apass recebeu cachorros-do-mato, veados, ouriço e furão queimados; parte não resistiu às lesões e Semil oferece curso gratuito de prevenção até 17 de setembro

Descrição da imagem

Educação • 07:59h • 03 de setembro de 2025

Prazo do vestibular da Unicamp é prorrogado para 8 de setembro

Prazo para pagar a taxa de inscrição, de R$ 221, termina no mesmo dia

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?