Variedades • 10:13h • 27 de dezembro de 2024
Defesa Civil de SP alerta para fortes chuvas enquanto previsão aponta tempo instável em Assis
Frente fria traz risco de enchentes e inundações; alertas preventivos já foram enviados à população, com equipes em prontidão para agir
Da Redação | Com informações do Governo de SP e Inmet | Foto: Divulgação
O Governo de São Paulo está em alerta máximo com a chegada de uma frente fria que traz fortes chuvas para o estado, com risco de alagamentos e inundações em diversas regiões. Em resposta a esse cenário, a Defesa Civil de São Paulo montou um gabinete de crise presencial no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para garantir uma pronta resposta à população e ações coordenadas durante o período de tempestades previstas para quinta-feira (26) e sexta-feira (27).
A Defesa Civil já monitora desde terça-feira (24) os acumulados de chuva em diversas cidades. Nas últimas 24 horas, por exemplo, Bauru registrou 121 milímetros de chuva, Pedreira 80 milímetros e a região da Mooca, na capital paulista, 71 milímetros. A previsão é que os níveis de chuva possam continuar a variar nas próximas horas, com especial atenção para as áreas do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Bauru.
Além disso, a Defesa Civil usou pela primeira vez o sistema Cell Broadcast para alertar a população sobre o risco de enxurradas e inundações em Campinas na noite de quarta-feira (25). A mensagem, que foi enviada aos celulares, foi acompanhada de um sinal sonoro e vibração nos aparelhos, ampliando o alcance do alerta.
Gabinete de Crise em ação
O gabinete de crise montado no Palácio dos Bandeirantes desde terça-feira (24) agora funciona de forma presencial, com representantes dos serviços essenciais, como energia elétrica e abastecimento de água, reunidos para garantir uma comunicação ágil e ações eficazes de monitoramento e controle. O gabinete deve permanecer em operação até sexta-feira (27), com a equipe pronta para lidar com qualquer emergência que possa surgir devido às chuvas intensas.
Recomendações para a população
A Defesa Civil orienta a população a tomar medidas preventivas para garantir a segurança durante o período de chuvas fortes. Entre as principais recomendações estão:
- Evitar lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
- Manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d'água e quiosques;
- Evitar o uso de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs, durante a chuva;
- Não tomar banho durante tempestades;
- Cuidar com ventos fortes, que podem causar quedas de árvores, postes, fios e semáforos;
- Não tentar atravessar áreas alagadas ou enfrentar enxurradas;
- Observar sinais de movimentação do solo em áreas de encosta, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
- Em caso de queda de fios energizados, permaneça dentro do veículo e entre em contato com o serviço de emergência.
Para se manter informado, a Defesa Civil recomenda que os cidadãos enviem um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou acompanhem os alertas e atualizações nas redes sociais através do @defesacivilsp.
Previsão do tempo para Assis
Nesta sexta-feira, 27 de dezembro de 2024, a previsão na cidade segundo o Inmet indica muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas durante o dia. A temperatura mínima será de 21°C, com máxima de 27°C. A umidade do ar ficará alta, variando entre 80% e 100%, o que deve causar sensação de abafamento.
No sábado, 28 de dezembro, o tempo será de muitas nuvens e chuva isolada. A mínima ficará em 20°C e a máxima pode atingir 29°C, com a umidade variando entre 60% e 100%. Já no domingo, 29 de dezembro, a previsão é de muitas nuvens, com mínima de 17°C e máxima de 29°C, sem grandes mudanças na umidade, que variará entre 50% e 90%.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Cidades
Novo vídeo pode ajudar nas buscas por Mateus Valim, desaparecido desde quarta-feira
Após o sumiço do garoto na última quarta-feira, a cidade de Assis continua mobilizada e a polícia segue as investigações, com novo vídeo surgindo e alimentando as esperanças pela solução do caso