Educação • 10:08h • 27 de outubro de 2025
De apps a realidade aumentada: estudantes da FEMA transformam ideias em inovação
Entre os 86 trabalhos apresentados, projetos de alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação surpreendem pela criatividade e potencial de mercado
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Fema | Foto: Divulgação/Assessoria
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, entre os dias 13 e 16 de outubro, as bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos cursos de Tecnologia, reunindo 86 apresentações que destacaram o talento e a capacidade inovadora dos estudantes das áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Bacharelado em Ciência da Computação (BCC).
Os trabalhos chamaram atenção pela diversidade de temas e aplicação prática, refletindo o aprendizado técnico e o olhar criativo dos futuros profissionais formados pela instituição. Muitos dos projetos apresentados têm potencial para se tornarem produtos, startups ou iniciativas incubadas, reforçando o papel da FEMA como polo regional de inovação e tecnologia.
Entre os destaques, o aplicativo “Dose Certa”, desenvolvido pela estudante Isadora Batista de Lima (ADS), propõe um sistema inteligente de gestão e monitoramento de medicamentos, ajudando usuários a organizarem seus tratamentos com lembretes automáticos, controle de estoque e acompanhamento terapêutico. A proposta busca ampliar a autonomia do paciente e melhorar a adesão a tratamentos contínuos.

Projetos tecnológicos da FEMA surpreendem pela inovação e potencial de mercado
Outro projeto que despertou interesse foi o “Laboratório de Realidade Aumentada”, do aluno Leonardo Marzola Correia (Ciência da Computação). O software utiliza realidade aumentada e inteligência artificial para simular experimentos científicos, fenômenos físicos, químicos e biológicos, oferecendo uma experiência imersiva e interativa para o ensino de ciências — um recurso que pode transformar a aprendizagem em escolas e universidades.
De acordo com a professora Ma. Diomara Martins Reigato Barros, coordenadora dos cursos de Tecnologia da FEMA, os TCCs desta edição demonstraram o amadurecimento técnico e criativo dos alunos. "Tivemos diversos outros temas abordando Jogos, software de gestão, rastreamento de transporte público, etc. Entre os temas apresentados, muitos têm grande potencial para virar produto, startup, ser incubado. Por isso, estamos muito felizes com os trabalhos inovadores produzidos aqui na FEMA", destacou.
Com a conclusão das bancas, os cursos de Tecnologia da FEMA encerram o ciclo letivo de 2025 reafirmando seu compromisso em formar profissionais preparados para o mercado e para o empreendedorismo digital, integrando tecnologia, criatividade e propósito social.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo