Educação • 08:26h • 22 de abril de 2025
Cursinhos populares podem se inscrever na CPOP a partir desta terça-feira, 22 de abril
Edital publicado pela Fiocruz e MEC abre inscrições para cursos que irão preparar estudantes da rede pública para ingressar no ensino superior
Da Redação | Com informações do MEC | Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira, dia 22 de abril, cursinhos populares de todo o Brasil poderão se inscrever para a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo da CPOP é apoiar cursinhos gratuitos que preparam alunos da rede pública, especialmente aqueles de grupos socialmente desfavorecidos, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. O lançamento da iniciativa vem acompanhado de um investimento inicial de R$ 24,8 milhões e promete impactar diretamente a educação de 5.200 estudantes no ciclo 2024-2025.
O Edital de Chamada Pública nº 1/2025, publicado no último dia 15 de abril, detalha as condições para os cursinhos populares que buscam apoio técnico e financeiro. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 6 de maio, com prioridade para aqueles cursos que não recebem apoio financeiro direto ou indireto. A lista dos cursinhos selecionados será divulgada em 7 de maio, por meio do portal do MEC.
Objetivos e Público-Alvo
A CPOP visa garantir que estudantes da rede pública, especialmente negros, indígenas e pessoas com deficiência, tenham acesso a uma preparação de qualidade para o Enem, ampliando as oportunidades de ingresso no ensino superior. "A inclusão é um dos pilares desse projeto, que busca democratizar o acesso ao ensino superior e garantir que os mais vulneráveis tenham a chance de se destacar nos vestibulares", explica Aryane Garcia, coordenadora do projeto.
As propostas dos cursinhos deverão estar alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e ao conteúdo do Enem, com uma carga horária mínima de 20 horas semanais, além de incluir atividades complementares que promovam a saúde e a formação antirracista e anticapacitista.
Investimentos e Parcerias
Com um orçamento global de R$ 99 milhões até 2027, a CPOP apoiará cerca de 324 cursinhos populares, beneficiando um número significativo de jovens brasileiros. Além disso, a rede conta com o apoio de importantes parceiros, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Secretaria de Educação e diversos outros órgãos do governo federal.
O impacto da CPOP no Brasil
O projeto da CPOP surge em um contexto de crescente interesse pelo Enem, que tem voltado a atrair mais estudantes, especialmente após a recuperação do formato presencial do exame. Em 2023, o número de inscrições foi significativamente maior, refletindo o aumento do interesse pelo acesso à educação superior, principalmente entre a juventude negra e indígena.
Além de proporcionar melhores condições para os alunos da rede pública, a CPOP também visa contribuir para a ocupação das vagas nas universidades federais e fortalecer a presença do Brasil no cenário educacional global.
Com iniciativas como a CPOP, o Brasil avança na construção de um sistema educacional mais inclusivo, que prioriza a justiça social e a igualdade de oportunidades.
Para mais informações sobre o edital e inscrições, acesse o site oficial.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor