• Eixo SP encerra nesta sexta ação educativa com 561 alunos em Assis; confira os horários dos dias 07 e 08
  • Você já tem o botão de repost? Instagram libera nova função e já aparece no perfil do Âncora 1
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 08:26h • 22 de abril de 2025

Cursinhos populares podem se inscrever na CPOP a partir desta terça-feira, 22 de abril

Edital publicado pela Fiocruz e MEC abre inscrições para cursos que irão preparar estudantes da rede pública para ingressar no ensino superior

Da Redação | Com informações do MEC | Foto: Divulgação

CPOP 2025: como cursinhos populares podem se inscrever para receber apoio financeiro e técnico
CPOP 2025: como cursinhos populares podem se inscrever para receber apoio financeiro e técnico

A partir desta terça-feira, dia 22 de abril, cursinhos populares de todo o Brasil poderão se inscrever para a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo da CPOP é apoiar cursinhos gratuitos que preparam alunos da rede pública, especialmente aqueles de grupos socialmente desfavorecidos, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. O lançamento da iniciativa vem acompanhado de um investimento inicial de R$ 24,8 milhões e promete impactar diretamente a educação de 5.200 estudantes no ciclo 2024-2025.

O Edital de Chamada Pública nº 1/2025, publicado no último dia 15 de abril, detalha as condições para os cursinhos populares que buscam apoio técnico e financeiro. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 6 de maio, com prioridade para aqueles cursos que não recebem apoio financeiro direto ou indireto. A lista dos cursinhos selecionados será divulgada em 7 de maio, por meio do portal do MEC.

Objetivos e Público-Alvo

A CPOP visa garantir que estudantes da rede pública, especialmente negros, indígenas e pessoas com deficiência, tenham acesso a uma preparação de qualidade para o Enem, ampliando as oportunidades de ingresso no ensino superior. "A inclusão é um dos pilares desse projeto, que busca democratizar o acesso ao ensino superior e garantir que os mais vulneráveis tenham a chance de se destacar nos vestibulares", explica Aryane Garcia, coordenadora do projeto.

As propostas dos cursinhos deverão estar alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e ao conteúdo do Enem, com uma carga horária mínima de 20 horas semanais, além de incluir atividades complementares que promovam a saúde e a formação antirracista e anticapacitista.

Investimentos e Parcerias

Com um orçamento global de R$ 99 milhões até 2027, a CPOP apoiará cerca de 324 cursinhos populares, beneficiando um número significativo de jovens brasileiros. Além disso, a rede conta com o apoio de importantes parceiros, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Secretaria de Educação e diversos outros órgãos do governo federal.

O impacto da CPOP no Brasil

O projeto da CPOP surge em um contexto de crescente interesse pelo Enem, que tem voltado a atrair mais estudantes, especialmente após a recuperação do formato presencial do exame. Em 2023, o número de inscrições foi significativamente maior, refletindo o aumento do interesse pelo acesso à educação superior, principalmente entre a juventude negra e indígena.

Além de proporcionar melhores condições para os alunos da rede pública, a CPOP também visa contribuir para a ocupação das vagas nas universidades federais e fortalecer a presença do Brasil no cenário educacional global.

Com iniciativas como a CPOP, o Brasil avança na construção de um sistema educacional mais inclusivo, que prioriza a justiça social e a igualdade de oportunidades.

Para mais informações sobre o edital e inscrições, acesse o site oficial.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:04h • 07 de agosto de 2025

Gigante Vermelho começa nesta quinta com Luan Santana e prova de laço na sexta

Evento mais aguardado de Cândido Mota tem entrada gratuita e vai até domingo com shows de peso e competições tradicionais

Descrição da imagem

Cidades • 11:42h • 07 de agosto de 2025

Novo decreto de Tarumã estabelece regras para remoção de veículos abandonados

Proprietários terão 30 dias úteis para retirar o veículo após notificação, sob risco de multa e leilão

Descrição da imagem

Economia • 11:10h • 07 de agosto de 2025

De hype a credibilidade: 2025 marca maturidade dos criptoativos no cenário global

Consolidação regulatória, queda na volatilidade e protagonismo latino-americano marcam o novo ciclo de maturidade do mercado

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:19h • 07 de agosto de 2025

O que fazer se encontrar uma onça ou outro felino silvestre? IAT divulga orientações

Documento elaborado por técnicos do Instituto Água e Terra orienta população sobre como agir ao se deparar com espécies como as onças-pardas, que estão aparecendo com mais frequência em áreas urbanas

Descrição da imagem

Mundo • 10:01h • 07 de agosto de 2025

Contribuintes do Simples Nacional e MEI podem parcelar débitos em até 60 meses. Saiba como

Medida da Receita Federal fortalece a gestão financeira dos pequenos negócios, oferecendo mais previsibilidade no fluxo de caixa e facilidade no cumprimento das obrigações fiscais.

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 09:24h • 07 de agosto de 2025

Como reconhecer o racismo religioso no ambiente de trabalho

Procuradora do MP afirma que gravações são legítimas como provas

Descrição da imagem

Saúde • 09:03h • 07 de agosto de 2025

Cartilha orienta pais e professores sobre cuidados com a saúde ocular infantil

Publicação aborda temas como cuidados com a conjuntivite e o terçol

Descrição da imagem

Mundo • 08:43h • 07 de agosto de 2025

Entenda como funciona o Minha Casa, Minha Vida Urbano

Voltada para produção de empreendimento em áreas urbanas, o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) é uma das principais linhas de atendimento do programa

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?