• Defesa Civil SP alerta para tempestade e rajadas de vento de até 90 km/h
  • Concurso de auditor fiscal SP: edital, vagas e salário
  • Checklist do 3I/ATLAS: o que resistiu, o que caiu e o que ainda intriga após dois meses de anomalias
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 09:21h • 19 de novembro de 2024

Cuidados maternos e neonatais são temas do ‘Dia Mundial da Prematuridade’ deste ano

A campanha faz parte do Novembro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre o nascimento prematuro

Da Redação com informações do Ministério da Saúde | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Embora muitos bebês prematuros se desenvolvam bem, o parto antes das 37 semanas pode expor o recém-nascido a diversas intercorrências devido à imaturidade de seus órgãos e sistemas.
Embora muitos bebês prematuros se desenvolvam bem, o parto antes das 37 semanas pode expor o recém-nascido a diversas intercorrências devido à imaturidade de seus órgãos e sistemas.

A campanha Novembro Roxo, dedicada à conscientização sobre a prematuridade, destaca em 2024 o tema *"Cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares"*, em referência ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado no último domingo (17). No Brasil, um em cada 10 nascimentos ocorre antes de 37 semanas de gestação, colocando o país entre os 10 com mais partos prematuros no mundo.

Para fortalecer o apoio às famílias, o Ministério da Saúde lançou, em setembro, a Rede Alyne, que busca qualificar o cuidado materno-infantil e oferecer atendimento integral às mulheres e recém-nascidos em todo o território nacional.

A prevenção do parto prematuro é fundamental para reduzir a mortalidade infantil e depende de um pré-natal de qualidade realizado na Atenção Primária à Saúde (APS). O acompanhamento pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e o encaminhamento para serviços especializados em casos de gestação de risco são medidas essenciais. Quando o parto prematuro ocorre, cuidados rigorosos são necessários para diminuir os riscos à saúde do bebê.

Sonia Venancio, coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens, reforça a importância de políticas públicas bem estruturadas: “Com assistência neonatal qualificada, é possível melhorar a saúde dos bebês, garantindo um início de vida mais seguro, o que beneficia também as famílias e a sociedade como um todo”.

Embora muitos prematuros tenham um bom desenvolvimento, o nascimento antes de 37 semanas pode causar complicações graves, como dificuldades respiratórias, problemas cardíacos, gastrointestinais e imunológicos, além de comprometimento ocular, auditivo e do sistema nervoso central.

Segundo o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), o Brasil registrou 303.477 nascimentos prematuros em 2022. Dados preliminares de 2023 mostram uma leve queda para 303.144, enquanto, até outubro deste ano, foram registrados 193.942 partos antes de 37 semanas.

A farmacêutica Nathalia Panzariello, de 25 anos, vivenciou o desafio do parto prematuro quando suas gêmeas, Lara e Iris, nasceram com 32 semanas em setembro. Após 27 dias na UTI Neonatal, as meninas receberam alta com boa saúde. “No início, foi assustador, mas a equipe de saúde nos acolheu. Hoje, só tenho gratidão por saber que elas superaram esse momento tão difícil”, relatou Nathalia.

Os principais fatores associados ao parto prematuro incluem condições maternas, gravidez na adolescência, histórico de partos precoces, gestação múltipla, uso de álcool, cigarro ou drogas, além de pré-natal inadequado. Exames realizados durante o pré-natal, como ultrassonografias e análises laboratoriais, ajudam a identificar e tratar condições que possam causar complicações, especialmente em gestações de alto risco, como as marcadas por hipertensão e diabetes gestacional. Monitoramento especializado é crucial para proteger a mãe e o bebê.

Ações

A Rede Alyne oferece suporte a estados, municípios e ao Distrito Federal, com recursos direcionados para fortalecer o pré-natal, o atendimento durante a internação e o acompanhamento no pós-alta – essenciais para a prevenção de complicações associadas à prematuridade. O programa também promove o fortalecimento dos serviços de alto risco para gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade, que são os Ambulatórios de Alto Risco (Agar), bem como oferece incentivo financeiro para os ambulatórios dos bebês egressos de UTI Neonatal (A-SEG).

Outra iniciativa do Ministério da Saúde é o envio de assessores técnicos aos territórios para apoiar e monitorar as práticas de saúde, além de garantir a execução das políticas, como no caso da estratégia do Método Canguru – cuidado humanizado ao recém-nascido que fortalece o vínculo entre mãe e bebê e reduz complicações comuns em bebês prematuros e ou de baixo peso.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 16:41h • 10 de dezembro de 2025

Tecnologia brasileira de alerta para riscos em barragens ganha destaque internacional na Espanha

Dispositivo DIN, desenvolvido pela FITec Labs para uso em Minas Gerais, chama atenção por oferecer notificações individuais, de baixo custo e adaptadas a regiões vulneráveis

Descrição da imagem

Policial • 16:25h • 10 de dezembro de 2025

Polícia Civil e Polícia Militar realizam operação em Assis e prendem três investigados por tráfico de drogas

Ação conjunta cumpriu oito mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária na manhã desta quarta-feira

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 16:04h • 10 de dezembro de 2025

Curativo feito com pele de tilápia avança para etapa final antes de chegar ao mercado

Inovação brasileira avança para uso clínico

Descrição da imagem

Mundo • 15:36h • 10 de dezembro de 2025

Caso Bruno Henrique expõe fragilidades da legislação brasileira diante das apostas esportivas

Julgamento do atacante do Flamengo reacende debate sobre manipulação de resultados, insegurança jurídica e necessidade de normas mais robustas no esporte

Descrição da imagem

Variedades • 15:11h • 10 de dezembro de 2025

Redes sociais exigem estratégia e adaptação, veja cinco caminhos para se destacar

Especialista aponta cinco estratégias para fortalecer a presença digital em plataformas onde brasileiros passam mais de 9 horas por dia conectados

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 14:32h • 10 de dezembro de 2025

Dados inéditos sobre internet pública gratuita são revelados em destinos do Mapa do Turismo Brasileiro

Estudo realizado em parceria com o Ministério das Comunicações direciona ações de transformação digital e mostra que mais de 30% dos locais analisados possuem conexão em seus atrativos

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 14:06h • 10 de dezembro de 2025

Tecnologia alemã sem laser chega ao Brasil e promete remoção de tatuagens mais segura

Método patenteado da Skinial dispensa laser, usa composto natural e chega ao país por meio de parceria com a Global Franchise

Descrição da imagem

Variedades • 13:29h • 10 de dezembro de 2025

Crianças que falam, mas não interagem, como a era digital influencia o desenvolvimento

Professora da UniCesumar explica como o excesso de telas reduz interações essenciais e afeta linguagem, vínculo e habilidades socioemocionais

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025