Saúde • 14:53h • 05 de abril de 2025
Crescimento do uso de opioides no Brasil preocupa especialistas: aumento de 10 vezes em 10 anos
Consumo de analgésicos opioides cresce de forma alarmante, com disparidades de gênero e circulação ilegal de medicamentos
Da Redação | Com informações do CFF | Foto: Divulgação

O consumo de analgésicos opioides no Brasil aumentou drasticamente nos últimos dez anos, conforme dados revelados pelo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad). Segundo o estudo, o uso de substâncias como morfina, tramadol, Tylex e dolantina saltou de 0,8% para 7,6% da população geral, com um crescimento alarmante de quase 10 vezes.
Este crescimento foi especialmente notável entre as mulheres, que apresentaram um aumento de 1% para 8,8% no consumo desses medicamentos. Este dado levanta questões sobre a circulação ilegal de medicamentos e a crescente automedicação, principalmente entre o público feminino, que também lidera o uso de ansiolíticos, com quase 20% relatando o uso desses sedativos em algum momento da vida.
O estudo, realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), entrevistou pessoas em diversas cidades do país e tem como objetivo mapear o padrão de consumo de substâncias psicoativas. Além de analisar os opioides, o estudo evidenciou o aumento do consumo de benzodiazepínicos, especialmente entre mulheres.
“Precisamos de políticas públicas que equilibrem o acesso legítimo a esses medicamentos com medidas eficazes para coibir a circulação ilegal e a automedicação. O uso sem acompanhamento médico tem levado a um aumento significativo dos riscos, como dependência e overdose”, afirmou um representante da Senad durante a divulgação dos dados.
Além dos riscos associados ao uso inadequado dos opioides, a pesquisa também revela uma falha na fiscalização do mercado farmacêutico, que facilita o acesso a esses medicamentos sem a devida prescrição médica. Isso contribui para o aumento da dependência e para a emergência de uma crise de saúde pública no Brasil, algo que já foi observado em outros países que enfrentam a mesma tendência.
O aumento de 10 vezes no uso de opioides, especialmente o consumo ilegal, coloca o Brasil em alerta, sendo fundamental que sejam tomadas medidas para conter essa crise. O Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas, criado com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem como objetivo orientar ações governamentais e campanhas de prevenção para combater o avanço do uso indiscriminado de substâncias psicoativas.
A preocupação com o uso de opioides é apenas uma parte de uma questão mais ampla sobre a automedicação e o consumo de medicamentos sem a devida supervisão profissional. A falta de fiscalização no mercado farmacêutico e a pressão social por soluções rápidas para problemas de saúde são alguns dos fatores que contribuem para essa crise. A sociedade e os governantes precisam agir para reverter essa situação e proteger a saúde pública.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor