Saúde • 12:32h • 25 de julho de 2025
Creatina em excesso pode sobrecarregar os rins e comprometer a saúde, alerta nutricionista
Especialista recomenda cautela no uso do suplemento e reforça que doses diárias devem ser controladas para evitar estresse renal
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da UNINASSAU | Foto: Arquivo/Âncora1

O uso de creatina se tornou rotina entre atletas e praticantes de musculação por seus benefícios no ganho de massa muscular e no aumento da performance física. No entanto, o consumo excessivo pode representar um risco à saúde, especialmente para os rins. Segundo o nutricionista Pedro Paulo Amorim, professor do curso de Nutrição da UNINASSAU Barreiras, quando usada em doses acima do recomendado, a creatina pode causar estresse renal mesmo em pessoas saudáveis.
De acordo com Amorim, a creatina é segura quando utilizada com responsabilidade, mas a automedicação ou o consumo exagerado, especialmente sem acompanhamento profissional, pode alterar a função renal. “A literatura mostra que a suplementação correta não oferece riscos, mas doses elevadas e contínuas, sim. O estresse nos rins pode surgir mesmo em quem não tem histórico de problemas renais”, afirma o especialista.
Alguns grupos merecem atenção especial. Embora estudos tenham demonstrado segurança no uso controlado de creatina por pessoas com apenas um rim, gestantes e lactantes devem evitar o suplemento, já que não há evidências suficientes de segurança para esses públicos. Além disso, como esses grupos geralmente não praticam treinos de alta intensidade, a suplementação costuma ser desnecessária.
A recomendação diária para adultos gira entre 3 a 5 gramas, independentemente do nível de atividade física. A creatina é encontrada naturalmente em carnes vermelhas e peixes, mas seria necessário o consumo de quase 1kg desses alimentos por dia para alcançar a quantidade ideal. Por isso, a suplementação acaba sendo uma alternativa prática — desde que usada com orientação e dentro dos limites seguros.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital