Mundo • 14:05h • 19 de agosto de 2024
CPNU atrai 1 milhão de participantes e se torna a maior seleção pública da história
Ministra Esther Dweck destaca sucesso na democratização do acesso ao serviço público federal
Da Redação | Com informações do MGI | Foto: Adalberto Marques
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), realizado neste domingo (18), alcançou a marca histórica de aproximadamente 1 milhão de participantes, tornando-se a maior seleção pública já realizada no Brasil. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, classificou o evento como um grande sucesso, destacando que o concurso cumpriu seu objetivo de democratizar o acesso ao serviço público federal, refletindo a diversidade da população brasileira.
Durante entrevista coletiva, a ministra ressaltou que as provas foram realizadas sem grandes intercorrências, com apenas 0,05% dos participantes sendo eliminados por infrações, como a retirada indevida de provas do local de aplicação. Ela também destacou a baixa judicialização do concurso como um indicativo do êxito da organização e segurança do certame, que contou com a colaboração de diversos órgãos federais.
O presidente Lula, que visitou a Central de Operações do CPNU, parabenizou a equipe responsável pela operação, enfatizando a importância de servidores qualificados para o fortalecimento do serviço público e destacando o caráter inclusivo e inovador do concurso.
O CPNU contou com 2,1 milhões de inscrições, disputando 6.640 vagas em 21 órgãos federais, distribuídas em 228 cidades pelo país. O resultado definitivo será divulgado em 21 de novembro, com a convocação dos aprovados prevista para janeiro de 2025.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social