• Santa Casa de Assis integra mutirão nacional de cirurgias eletivas nos dias 13 e 14 de dezembro
  • Checklist do 3I/ATLAS: o que resistiu, o que caiu e o que ainda intriga após dois meses de anomalias
  • Feira de Economia Solidária realiza edição especial nesta quarta-feira em Assis, com show gratuito
Novidades e destaques Novidades e destaques

Cultura e Entretenimento • 14:24h • 08 de dezembro de 2024

Correios lança série de selos em homenagem ao pintor Candido Portinari

As quatro peças filatélicas destacam obras desaparecidas de Portinari: “Grupo de mulheres” (1937), “Namorados” (1940), “Baiana com crianças” (1940), e “Lampião e Maria Bonita” (1947)

Da Redação/Agência Gov | Foto: Divulgação

 A Série de Selos Institucionais “Obras Desaparecidas de Candido Portinari” é uma reedição do projeto das Obras Desaparecidas.
A Série de Selos Institucionais “Obras Desaparecidas de Candido Portinari” é uma reedição do projeto das Obras Desaparecidas.

Para celebrar o legado do pintor Candido Portinari, os Correios lançaram a Série de Selos Institucionais “Obras Desaparecidas de Candido Portinari”. A solenidade de lançamento ocorreu durante a Reunião Especial de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, no último dia 2. O filho do artista, João Candido Portinari, esteve presente e recebeu o título de cidadão honorário do estado.

A obliteração dos selos, conduzida pela diretora Econômico Financeira dos Correios, Maria do Carmo Lara, foi feita pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite; pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia; e por João Candido Portinari.

Presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite; João Candido Portinari; diretora Econômico Financeira dos Correios, Maria do Carmo Lara; e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia.

A série é composta por quatro selos: “Grupo de mulheres”, de 1937, que retrata mulheres conversando, carregando água; “Namorados”, de 1940, que traz a imagem de um casal dançando, contra fundo em campo aberto e sugestão de morro; “Baiana com crianças”, de 1940, cena representando baiana de frente, com duas meninas, menino, pipa e balões em paisagem; e “Lampião e Maria Bonita”, de 1947, que estampa as cabeças de Lampião e de Maria Bonita, ocupando quase a totalidade da composição, contra fundo geometrizado.

A vida e a obra de Candido Portinari e o trabalho de seu filho João Candido foram ressaltados pela ministra Cármen Lúcia. Ela é autora do livro “Direitos de/para todos”, que resgata a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos e tem ilustrações de Portinari.

“O retrato emocionante e engajado do povo e da alma brasileira, brotado das mãos vigorosas e dos ideais profundos expostos na obra de Candido Portinari, alastra-se ainda agora como um cafezal fecundo de grãos de humanidade florescidos pela ação única de João Portinari”, afirmou a ministra.

Portinari

Candido Portinari é considerado um dos maiores nomes da pintura nacional, com obras de temática social e traços expressionistas e cubistas. Entre seus trabalhos mais importantes, estão os painéis Guerra e Paz , projetados para a sede da Organização das Nações Unidas em Nova York (EUA).

Também são de sua autoria os painéis da Igreja de São Francisco , marco da arquitetura modernista localizado na Pampulha , em Belo Horizonte, e o painel Tiradentes, que Portinari pintou para o Colégio Cataguases – projetado por Oscar Niemeyer na cidade da Zona da Mata mineira – e que hoje pode ser visto no Memorial da América Latina, em São Paulo. Uma réplica do painel está exposta em frente ao Salão Nobre da ALMG.

Sua produção artística é tão vasta que ultrapassa o número de cinco mil obras, de pequenos desenhos a grandes murais, espalhadas pelo mundo. Foram tantas as obras que, aproximadamente, 200 quadros se perderam.

Único filho de Candido Portinari, João Candido fundou em 1979 o Projeto Portinari , dedicado a resgatar e popularizar a obra de seu pai. O projeto, direcionado ao resgate sistemático e abrangente da vida e da produção artística do pintor, assim como do contexto histórico em que ele viveu, objetiva integrar a obra do artista à busca da identidade cultural brasileira e à preservação da memória nacional. Como parte dos objetivos do Projeto Portinari está a catalogação de suas obras, a pesquisa sobre a trajetória das peças e a busca por aquelas que estão em locais desconhecidos ou que foram perdidas ao longo do tempo.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 13:29h • 10 de dezembro de 2025

Crianças que falam, mas não interagem, como a era digital influencia o desenvolvimento

Professora da UniCesumar explica como o excesso de telas reduz interações essenciais e afeta linguagem, vínculo e habilidades socioemocionais

Descrição da imagem

Mundo • 13:01h • 10 de dezembro de 2025

Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana

Medidas podem reduzir em até 80% custo total da CNH

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:32h • 10 de dezembro de 2025

Feira da Lua Especial de Natal movimenta Praça da Matriz em Maracaí nesta quinta-feira

Edição comemorativa terá música ao vivo, gastronomia e apresentação de dança a partir das 18h

Descrição da imagem

Educação • 12:05h • 10 de dezembro de 2025

Estudantes de tecnologia da FEMA realizam visita técnica à TOTVS em novembro

Atividade aproximou futuros profissionais do ambiente corporativo e reforçou conteúdos aplicados em sala de aula

Descrição da imagem

Mundo • 11:40h • 10 de dezembro de 2025

Como o uso inteligente de drones transforma a segurança pública no Brasil

Tecnologia amplia eficiência operacional, reduz riscos para equipes e fortalece a tomada de decisão com dados em tempo real

Descrição da imagem

Mundo • 11:10h • 10 de dezembro de 2025

Entrevias acelera duplicação da SP-333 e amplia segurança na região de Marília

Trecho de 28 quilômetros recebe novos dispositivos de acesso, ponte, viaduto e pavimento de asfalto-borracha para ampliar segurança e mobilidade

Descrição da imagem

Saúde • 10:51h • 10 de dezembro de 2025

Profissionais do SUS receberão treinamento em cuidados paliativos

Objetivo é oferecer mais qualidade de vida a quem tem doença grave

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:26h • 10 de dezembro de 2025

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025