• Fies 2025: inscrições estão abertas
  • Dia do Dermatologista: conheça as queixas mais comuns nos consultórios
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 09:14h • 09 de janeiro de 2025

Corpo de Bombeiros salva mais de mil vítimas de afogamento nas praias do litoral de SP

Guarda-vidas também ajudaram a localizar mais de 100 crianças que se perderam de familiares durante a temporada de férias

Agência SP | Foto: SSP

O maior índice de ocorrências aconteceu em 31 de dezembro, com 175 salvamentos.
O maior índice de ocorrências aconteceu em 31 de dezembro, com 175 salvamentos.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo tem atuado para garantir a segurança dos banhistas nas praias do litoral paulista durante o período de férias. Mais de 800 profissionais entre militares e guarda-vidas estão empenhados com o apoio de embarcações e aeronaves para passar orientações aos turistas, prestar primeiros socorros e evitar afogamentos.

Somente entre 1º de dezembro e 6 de janeiro, as equipes de guarda-vidas salvaram 1.043 vítimas de afogamento nas praias do litoral sul e norte. O maior índice de ocorrências aconteceu em 31 de dezembro, com 175 salvamentos. No primeiro dia do ano, foram 166 vidas salvas.

Os dados são do Grupamento de Bombeiro Marítimo (GBmar), que atua nos 14 municípios da faixa litorânea. De acordo com a capitão Karoline Burunsizian, chefe de comunicação do GBMar, a maioria dos incidentes é causada pela própria ação humana.

“Não existe praia mais perigosa do que a outra. Os afogamentos acontecem pelo comportamento inadequado dos banhistas, que desrespeitam as placas de sinalização indicando que aquele local é perigoso”, disse a capitão. Cerca de 90% dos óbitos registrados em 2024 por afogamento no mar ocorreram em locais inadequados para banho.

As placas de sinalização apontam um risco específico naquela área, indicando a presença das correntes de retorno. “É como se água virasse uma esteira que te arrasta para o fundo do mar”, explicou a bombeira. “O guarda-vidas é treinado para identificar essas correntes e sinalizar onde elas estão”, complementou.

Por isso é essencial frequentar praias em que há guarda-vidas. O Corpo de Bombeiros disponibiliza uma ferramenta online que permite verificar quais praias do litoral paulista contam com a presença desses profissionais. Essa simples atitude pode fazer toda a diferença para um passeio tranquilo e seguro. Acesse AQUI.

Dicas

Para evitar o risco de afogamento, é recomendado aos banhistas seguir algumas orientações. Além de estarem em praias com guarda-vidas e não avançar em frente às placas de perigo, não entrar no mar após o consumo de bebida alcoólica e evitar que a água ultrapasse a linha da cintura são algumas das dicas.

“Quando passa dessa região a pessoa perde a mobilidade”, contou a capitão. O uso de objetos flutuantes como pranchas ou boias também são “altamente contraindicados” por passar uma falsa sensação de segurança, segundo a profissional.

Ao ver uma pessoa se afogar, é necessário ligar no 193 para que a equipe de bombeiros possa fazer o resgate o quanto antes. Se possível, tente jogar algo que sirva para a vítima se apoiar e boiar. Mas em hipótese alguma tente resgatá-la.

“Apenas os guarda-vidas possuem um treinamento técnico para fazer o salvamento. A pessoa que tenta resgatar pode acabar sendo levada pelo mar também”, orientou a bombeira.

Os guarda-vidas utilizam nadadeiras e um flutuador que podem auxiliar no resgate. Além disso, contam com o apoio de motos aquáticas, pranchas, botes de salvamento e quadriciclos, que facilitam o deslocamento no mar e nas faixas de areia.

Quando necessário, o helicóptero Águia da Polícia Militar também é acionado. Os guarda-vidas ficam dentro da aeronave e pulam no mar para salvar as vítimas. No final de dezembro, quatro crianças entre 10 e 14 anos foram salvas pela atuação dos profissionais. 

Mais de 100 crianças localizadas

Os guarda-vidas também ajudaram a localizar crianças que se perderam dos familiares nas praias. No período analisado, 102 crianças foram encontradas e entregues aos pais.

Vale lembrar que os bombeiros possuem pulseiras de identificação para que sejam colocados os dados dos responsáveis para facilitar o encontro caso a criança se perca. Basta os responsáveis procurarem pelo profissional mais próximo.

3,7 mil vidas salvas

Em 2024, a atuação do Corpo de Bombeiros ajudou a salvar 3,7 mil vítimas de afogamento. Desse total, 47% das vítimas tinham entre 11 e 30 anos e 34,7% entre 31 e 50 anos.

Aproximadamente um terço das ocorrências aconteceu nas praias do Guarujá. 108 pessoas morreram.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 15:50h • 05 de fevereiro de 2025

IBPT aponta falhas em 50% das notas fiscais emitidas no Brasil e destaca impactos para consumidores

Análise revela disparidades regionais e destaca impactos negativos para os consumidores, que ficam sem informações essenciais sobre a carga tributária

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:14h • 05 de fevereiro de 2025

GURI 30 anos: inscrições abertas para cursos gratuitos de música

Presente em mais de 500 polos de ensino, programa de educação musical oferece cursos de canto e instrumentos, do popular ao erudito, a começar pela Iniciação Musical para Crianças e Adultos

Descrição da imagem

Saúde • 14:35h • 05 de fevereiro de 2025

Por que a criação de PCDTs para doenças raras é essencial para a saúde pública no Brasil

Protocolos ajudam no diagnóstico e acesso a tratamentos, mas muitas doenças raras ainda não têm cobertura, prejudicando pacientes como Adriana

Descrição da imagem

Educação • 14:09h • 05 de fevereiro de 2025

Inscrições abertas para mestrado gratuito em avaliação de políticas públicas com Fundação Itaú e UFC

Curso oferece formação gratuita e de alto nível para gestores públicos e servidores interessados em aprimorar a análise de políticas públicas

Descrição da imagem

Mundo • 13:46h • 05 de fevereiro de 2025

SP: municípios mais atingidos por chuvas discutem planos de drenagem

Cidades mais impactadas terão prioridade no atendimento

Descrição da imagem

Economia • 13:10h • 05 de fevereiro de 2025

Pesquisa revela que a energia solar será a principal alternativa para reduzir contas de luz em 2025

Pesquisa aponta que, apesar do cenário de inflação, energia solar se destaca como uma das principais alternativas para alívio financeiro

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:00h • 05 de fevereiro de 2025

Super Bowl 2025: uma noite inesquecível de futebol americano no Gema em Assis

A Prefeitura de Assis promove evento imperdível com transmissão ao vivo, shows e atrações especiais para os fãs de futebol americano

Descrição da imagem

Saúde • 11:34h • 05 de fevereiro de 2025

Instituto Butantan dá recomendações de como reagir ao encontrar um escorpião

Aracnídeos foram responsáveis por mais de 200 mil acidentes no país em 2023; a maioria dos casos foram no estado de São Paulo

As mais lidas

Variedades

Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa

Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025