Gastronomia & Turismo • 15:18h • 14 de novembro de 2024
COP 29: Curiosidades do maior evento sobre mudanças climáticas
Encontro anual reúne líderes globais, cientistas, ambientalistas e representantes da sociedade civil para discutir e negociar ações de combate às mudanças climáticas
Da Redação com informações da Mtur | Foto: Antônio Silva
Líderes mundiais, representantes de governos, empresários e ativistas já estão reunidos em Baku, no Azerbaijão, onde, durante duas semanas, tratarão sobre o futuro do planeta frente as alterações climáticas que já são uma realidade no Brasil e no mundo. O palco dessas discussões é a 29ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP29), que entre as principais pautas deve tratar do financiamento climático e da transição energética.
Localizado no centro de Baku, o estádio olímpico da cidade é sede a cúpula. Ele foi inaugurado em 2015 e tem capacidade para quase 69 mil pessoas. O local é dividido em duas áreas, chamadas de Green e Blue Zone.
E é na zona verde que o turismo brasileiro tem um espaço especial: a Casa Brasil, um estande de 200 m² feito em parceria com o Sebrae e que apresenta as belezas e atrativos do Brasil, além de promover debates sobre temas relevantes para o setor como sustentabilidade, práticas empresariais e políticas para a descarbonização da economia brasileira, e o empoderamento de comunidades locais por meio do turismo sustentável.
"A Casa Brasil é a nossa vitrine para a divulgação dos atrativos brasileiros em ecoturismo, turismo sustentável e de aventura, sempre com foco na preservação do meio ambiente. Amplia a visibilidade do Brasil, chamando a atenção internacional para sua biodiversidade e potencial turístico e promove uma série de debates indispensáveis para a construção de um turismo ainda mais sustentável e responsável. O espaço também convida o público para a COP 30, que acontecerá no próximo ano em Belém (PA)", destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Ficou curioso? A Agência de Notícias do Turismo traz curiosidades e informações sobre a Conferência que é destaque em todo o mundo. Confira!
Mas onde fica o Azerbaijão, país sede da COP29?
O Azerbaijão é um país situado na região do Cáucaso, localizado estrategicamente entre o Leste Europeu e a Ásia Ocidental. Sua posição geográfica oferece uma rica diversidade de paisagens, que vão desde as montanhas do Cáucaso até as planícies áridas e costeiras. O país ocupa uma área de aproximadamente 86.600 km ², com destaque para sua extensa costa ao longo do Mar Cáspio, que delimita sua fronteira leste e é o maior corpo d’água interior do mundo.
Por quê da sigla COP?
O termo “COP” significa “Conferência das Partes” e refere-se aos países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC), um tratado ambiental criado no início da década de 1990 para estabilizar as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os impactos da mudança climática. Atualmente, a COP é o principal fórum internacional para negociações climáticas.
Quantas pessoas devem passar pela COP29?
Este ano, a COP 29 contará com a presença de cerca de 40 mil delegados, incluindo negociadores, jornalistas e observadores internacionais. Entre as autoridades brasileiras com presença confirmada na cúpula estão o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o ministro do Turismo, Celso Sabino e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Qual a importância da Casa Brasil na COP29?
O objetivo da Casa Brasil é mostrar ao público internacional o compromisso do Brasil com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental, especialmente com a proximidade da COP 30. Além disso, o espaço se destaca como uma plataforma estratégica para divulgar o potencial turístico de Belém e atrair atenção global para a biodiversidade e a sustentabilidade no Brasil.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social