Educação • 11:30h • 12 de outubro de 2024
Convocada 6ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Encontro é destinado a crianças, adolescentes e jovens, com prioridade para escolas públicas. Previamente à conferência, devem ser realizados encontros nas escolas e, depois, nos estados e municípios
Da Redação com informações do MEC | Foto: Divulgação
A 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) contará com a adesão voluntária das escolas e será promovida pelo MEC, MMA e MCTI, com a organização a cargo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). Antes da conferência, encontros serão realizados nas escolas, seguidos por discussões nos municípios, estados e no Distrito Federal.
O evento também contribuirá para a elaboração de políticas educacionais destinadas à implementação da Lei nº 9.795/2024, sancionada em julho, que inclui temas sobre mudanças climáticas e proteção da biodiversidade no currículo escolar.
“Com esta edição da CNIJMA, vamos envolver diversas escolas e comunidades escolares do Brasil na discussão sobre justiça climática, iniciando novas políticas estruturantes de educação ambiental. A conferência e outras formações relacionadas impulsionarão ações e programas em desenvolvimento, além de trazer as primeiras contribuições da educação para as políticas climáticas nacionais e internacionais. Isso simboliza um esforço conjunto entre o MEC, MMA e MCTI para criar políticas de educação ambiental que priorizem equidade e diversidade”, declarou a secretária da Secadi, Zara Figueiredo.
Conferência
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea), formado pelo MEC e pelo MMA. O objetivo da CNIJMA é mobilizar adolescentes e jovens de todo o Brasil a refletir, discutir e propor ações e projetos no contexto socioambiental, além de debater desafios e alternativas no âmbito escolar, municipal, estadual e nacional.
A CNIJMA foi realizada pela primeira vez em 2003 e, ao longo de cinco edições (2003-2018), mobilizou mais de 20 milhões de pessoas, incluindo adolescentes de 11 a 15 anos (como delegados), jovens de 16 a 29 anos (como mobilizadores, facilitadores, oficineiros e gestores), além de professores, profissionais das comunidades escolares e gestores da educação e do meio ambiente. Em média, cada edição envolveu cerca de 14 mil escolas de todos os estados brasileiros.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social