Educação • 11:30h • 12 de outubro de 2024
Convocada 6ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Encontro é destinado a crianças, adolescentes e jovens, com prioridade para escolas públicas. Previamente à conferência, devem ser realizados encontros nas escolas e, depois, nos estados e municípios
Da Redação com informações do MEC | Foto: Divulgação

A 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) contará com a adesão voluntária das escolas e será promovida pelo MEC, MMA e MCTI, com a organização a cargo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). Antes da conferência, encontros serão realizados nas escolas, seguidos por discussões nos municípios, estados e no Distrito Federal.
O evento também contribuirá para a elaboração de políticas educacionais destinadas à implementação da Lei nº 9.795/2024, sancionada em julho, que inclui temas sobre mudanças climáticas e proteção da biodiversidade no currículo escolar.
“Com esta edição da CNIJMA, vamos envolver diversas escolas e comunidades escolares do Brasil na discussão sobre justiça climática, iniciando novas políticas estruturantes de educação ambiental. A conferência e outras formações relacionadas impulsionarão ações e programas em desenvolvimento, além de trazer as primeiras contribuições da educação para as políticas climáticas nacionais e internacionais. Isso simboliza um esforço conjunto entre o MEC, MMA e MCTI para criar políticas de educação ambiental que priorizem equidade e diversidade”, declarou a secretária da Secadi, Zara Figueiredo.
Conferência
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea), formado pelo MEC e pelo MMA. O objetivo da CNIJMA é mobilizar adolescentes e jovens de todo o Brasil a refletir, discutir e propor ações e projetos no contexto socioambiental, além de debater desafios e alternativas no âmbito escolar, municipal, estadual e nacional.
A CNIJMA foi realizada pela primeira vez em 2003 e, ao longo de cinco edições (2003-2018), mobilizou mais de 20 milhões de pessoas, incluindo adolescentes de 11 a 15 anos (como delegados), jovens de 16 a 29 anos (como mobilizadores, facilitadores, oficineiros e gestores), além de professores, profissionais das comunidades escolares e gestores da educação e do meio ambiente. Em média, cada edição envolveu cerca de 14 mil escolas de todos os estados brasileiros.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor