Esporte • 08:48h • 21 de abril de 2025
Conteúdo gratuito sobre paradesporto chega a profissionais da saúde e educação física
Ministério do Esporte e Unifesp disponibilizam conteúdo gratuito para qualificar atendimento a pessoas com deficiência
Da Redação | Com informações do MEsp | Foto: Divulgação

O Ministério do Esporte (MEsp), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp - campus Santos), lançou o projeto Paradesporto Brasil + Acessível, que visa disponibilizar um vasto conteúdo digital para profissionais das áreas de educação física e saúde. A iniciativa tem como objetivo apoiar esses profissionais no atendimento a pessoas com deficiência, promovendo a inclusão e o desenvolvimento no universo do paradesporto.
A plataforma, acessível por meio do site oficial, no YouTube e no Instagram, oferece uma série de materiais gratuitos, como manuais, livros, vídeos, podcasts e relatórios, com informações relevantes sobre o universo do paradesporto. Ao todo, já foram produzidos 14 manuais, dois relatórios, sete livros, dois anais e uma carta, todos disponíveis em PDF e com audiodescrição (em formato MP3) para garantir acesso a pessoas cegas.
O projeto não se limita apenas à produção de conteúdo digital. Ele também apresenta o Modelo de Desenvolvimento Paradesportivo (MDP), uma ferramenta essencial para a evolução de atletas com deficiência. Esse modelo foi traduzido para múltiplos idiomas, incluindo português, inglês, espanhol, francês, Libras e guarani, com o guarani sendo considerado uma das línguas mais interativas entre as nativas, especialmente no Mato Grosso do Sul.
A importância da inclusão e do acesso ao conhecimento
Segundo Fábio Araújo, secretário nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte, a parceria com a Unifesp visa fortalecer o paradesporto como uma política de inclusão e cidadania. "O Paradesporto Brasil + Acessível amplia o acesso ao conhecimento com conteúdo em múltiplos idiomas e formatos acessíveis. Juntos, avançamos rumo a um Brasil mais inclusivo pelo esporte", afirmou o secretário.
O coordenador do projeto e professor da Unifesp, Ciro Winkler, destacou o impacto positivo do conteúdo disponibilizado, enfatizando que a plataforma já atingiu 75 mil acessos desde seu lançamento. "Esse material é essencial para a inclusão das pessoas com deficiência, pois atualmente há mais de 4 mil alunos com deficiência matriculados nos cursos de educação física, conforme pesquisa realizada pelo Inep", disse Winkler.
Através deste projeto, o Ministério do Esporte e a Unifesp garantem que o conteúdo de qualidade sobre o paradesporto alcance um número crescente de profissionais, contribuindo para a formação de novos atletas e para o acesso mais amplo de pessoas com deficiência à prática de atividades físicas. A iniciativa promove a inclusão e amplia as oportunidades para todos, refletindo o compromisso com a construção de um ambiente mais acessível e igualitário no Brasil.
Para mais informações, acesse os materiais no site oficial, YouTube e Instagram do projeto Paradesporto Brasil + Acessível.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor