Economia • 13:52h • 03 de julho de 2025
Conta de luz sobe em SP a partir de sexta-feira (4)
Efeito médio será de 13,94% em 24 municípios da região metropolitana
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

A partir desta sexta-feira (4), entra em vigor o reajuste anual das tarifas da Enel São Paulo, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O aumento médio será de 13,94% para os consumidores atendidos pela distribuidora em 24 municípios da região metropolitana, incluindo a capital paulista.
Para os consumidores residenciais (baixa tensão), o reajuste será de 13,26%. Já para os clientes comerciais e outros ligados em baixa tensão, o aumento médio ficará em 13,47%. As grandes indústrias e unidades atendidas em alta tensão terão alta média de 15,77%.
Segundo a Aneel, os principais fatores que influenciaram o reajuste foram os encargos setoriais, custos com aquisição de energia, transmissão e componentes financeiros. A Enel destacou que parte significativa da tarifa final é composta por encargos e tributos definidos por leis e normas federais, não sendo gerenciada diretamente pela empresa.
A estrutura do reajuste considera duas parcelas: a Parcela A, referente a custos não controlados pela distribuidora (como energia e encargos), e a Parcela B, ligada aos custos operacionais da empresa. Componentes financeiros também influenciam o valor final da fatura, conforme variações ao longo do ano.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital