Economia • 11:31h • 20 de novembro de 2025
Consignado: 10% das empresas com faturamento acima de R$ 500 mil acumulam dívidas trabalhistas
Estudo reforça a necessidade de credores analisarem também o CNPJ empregador ao conceder crédito consignado privado
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Serasa | Foto: Divulgação
Um levantamento da Serasa Experian revela que 10% das empresas brasileiras com faturamento acima de R$ 500 mil apresentam dívidas relacionadas à Previdência, FGTS e multas trabalhistas. Os dados, que excluem MEIs e consideram uma amostra de 13 milhões de empresas ativas, reforçam a importância de incluir a análise do empregador nas concessões de crédito consignado privado.
Com a ampliação do consignado privado para trabalhadores de empresas sem convênio direto com instituições financeiras, a avaliação do CNPJ passa a ser determinante para evitar riscos de inadimplência no repasse das parcelas. Além do perfil do trabalhador, credores devem considerar indicadores como Score PJ, índice de longevidade e presença de dívidas trabalhistas, que podem sinalizar falhas operacionais e risco de descumprimento das obrigações do empregador.

O estudo mostra que mesmo empresas com faturamento robusto acumulam pendências nas obrigações trabalhistas. Segundo a Serasa Experian, essas dívidas podem comprometer a segurança operacional dos contratos, já que o não pagamento de tributos, especialmente os ligados ao FGTS, pode indicar risco no repasse dos valores descontados do funcionário.
Setorialmente, o levantamento aponta que a indústria lidera com 15,1% das empresas apresentando dívidas trabalhistas, seguida pelo setor de serviços com 11,9% e comércio com 9,9%. Entre as regiões, o Centro-Oeste registra o maior índice, com 11,7%, seguido por Nordeste (11,2%), Norte (10,8%) e, empatadas, Sul e Sudeste com 9,6%.

Para a Serasa Experian, a evolução do consignado privado depende de análises mais sofisticadas, que associem dados da pessoa física e jurídica. O objetivo é ampliar a segurança da operação e garantir que trabalhadores e empresas possam acessar crédito com mais estabilidade e previsibilidade.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo