Educação • 15:20h • 02 de setembro de 2025
Conservatório de Tatuí encerra inscrições para cursos gratuitos nesta quarta-feira
Mais de 100 vagas em Música Erudita e Popular estão abertas até amanhã, 3 de setembro, na sede em Tatuí e no Polo São José do Rio Pardo
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Divulgação

O Conservatório de Tatuí está na reta final das inscrições para o 4º Processo Seletivo de Estudantes 2025, que oferece mais de 100 vagas gratuitas em cursos de Música Erudita e Popular. O prazo para se inscrever termina nesta quarta-feira, 3 de setembro, e as candidaturas podem ser feitas pelo site oficial da instituição ou presencialmente nas secretarias escolares em Tatuí e no Polo São José do Rio Pardo.
Considerado a maior escola de música e teatro da América Latina, o Conservatório de Tatuí é gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e vinculado à Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Nesta edição, a instituição disponibiliza mais de 30 formações profissionalizantes. Em Tatuí, as áreas de Música Erudita contam com mais de 60 vagas em instrumentos como clarinete, violino, trompete, violoncelo e canto lírico. Já no Polo São José do Rio Pardo, são aproximadamente 30 vagas em cursos de sopros, cordas e canto.
A área de Música Popular também é contemplada, com cerca de 35 vagas nos setores de MPB/Jazz, Choro e Música Raiz. Assim como nos cursos eruditos, há habilitações que oferecem cadastro reserva, abrindo a possibilidade de ingresso em novas turmas no decorrer do próximo semestre.
O processo seletivo é adaptado ao perfil do candidato. Para iniciantes sem conhecimento musical, a seleção será feita por sorteio ao vivo pelo YouTube da instituição. Já para candidatos com experiência, haverá prova prática e entrevista com banca de professores, com possibilidade de realização virtual para quem mora a mais de 200 km de distância.
O Conservatório reforça ainda suas ações afirmativas, com 50% das vagas reservadas a estudantes de escolas públicas e 5% destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD). A iniciativa reforça o compromisso da instituição em garantir democratização do acesso à formação musical profissionalizante.
As inscrições e os cursos são totalmente gratuitos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital