Educação • 14:15h • 26 de março de 2025
Conselho de Educação edita diretrizes sobre celular em sala de aula
Medida visa promover a saúde mental dos estudantes
Da Redação com informações da Agência Brasil | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou na segunda feira (24) uma resolução estabelecendo diretrizes operacionais nacionais para o uso de celulares e outros dispositivos digitais nas salas de aula.
A medida orienta que as escolas e redes de ensino promovam capacitações e iniciativas para criar um ambiente acolhedor e preventivo, identificando sinais de sofrimento emocional e incentivando a promoção da saúde mental dos estudantes.
O uso desses dispositivos é permitido para fins pedagógicos aos alunos do ensino fundamental e médio, sempre sob a mediação de profissionais da educação. No entanto, é proibida a utilização para outros fins, inclusive nos intervalos e fora das salas de aula, com exceção dos estudantes que necessitam de recursos de acessibilidade.
A recomendação prevê que as habilidades e competências dos alunos sejam respeitadas, com uma progressão gradual de acordo com o desenvolvimento da autonomia. Além disso, cada escola poderá definir seus próprios critérios para o porte dos aparelhos, assim como a forma de armazenamento durante o período de aulas.
Uso de telas na educação infantil
Para a educação infantil, o uso de telas e dispositivos digitais não é recomendado, sendo permitido apenas em situações excepcionais e sempre com a mediação de um professor.
Neste mês, o governo federal lançou a publicação "Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais", visando à construção de um ambiente digital mais seguro, equilibrado e saudável. O novo guia pode ser acessado online.
Estratégia Nacional Escolas Conectadas
De acordo com o CNE, órgão de participação social do Ministério da Educação (MEC), a Resolução CNE/CEB nº 2/2025 inclui ações da Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec), que busca garantir a educação e a cidadania digital nas escolas. O objetivo é incentivar o uso intencional e estratégico da tecnologia para aprimorar o ensino e a aprendizagem, tendo como eixo central a proteção da saúde mental, física e psicológica de crianças e adolescentes.
Outras diretrizes
A resolução também enfatiza a necessidade de formação continuada para professores, funcionários e demais profissionais da educação, capacitando-os para a implementação digital e o uso pedagógico dos dispositivos tecnológicos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor