• Pedrinhas Paulista realiza sorteio do IPTU Premiado 2025 neste sábado, dia 20
  • Saúde de Quatá divulga funcionamento dos serviços no recesso de fim de ano
  • Assis entra no Mapa do Turismo Brasileiro e conquista dois certificados inéditos do MTur
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 17:09h • 27 de agosto de 2025

Conheça estações ferroviárias que compõem o patrimônio cultural do estado de São Paulo

Brás, Luz e Pindamonhangaba são algumas das emblemáticas estações dos transportes metropolitanos que são reconhecidas como patrimônio histórico

Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Em homenagem ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, conheça algumas estações das empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
Em homenagem ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, conheça algumas estações das empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

As estações de trem e metrô não apenas facilitam o deslocamento diário de milhares de passageiros, mas também se destacam como monumentos vivos que narram a evolução social, econômica e urbana do estado de São Paulo. Muitas dessas construções, com suas arquiteturas peculiares e ricas em detalhes, são verdadeiros museus a céu aberto, refletindo estilos de épocas passadas.

Em homenagem ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, conheça algumas estações das empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos – CPTM, EFCJ e Metrô – que são patrimônios históricos.

Estações consideradas patrimônio histórico e ferroviário

Estação Brás

Inaugurada em 1867 e tombada em 1982, a Estação Brás é uma importante conexão entre linhas da CPTM e do Metrô, transportando diariamente milhares de passageiros e simbolizando a ligação entre o passado e o presente.

Estação Franco da Rocha

Reconhecida por sua significância histórica e arquitetônica, esta estação representa o período de expansão e consolidação da São Paulo Railway (SPR), uma era crucial para o desenvolvimento do transporte ferroviário no estado.

Estação Jundiaí

Inaugurada pela São Paulo Railway (SPR) em 1867, a estação teve um papel crucial, construída para levar o café dos agricultores de Jundiaí ao porto no Litoral Paulista. Hoje, a estação é um importante marco da cidade.

Estação da Luz

Tombada em 1982, a Estação da Luz é um marco arquitetônico inspirado em construções londrinas, como o Big Ben e a Abadia de Westminster. Ela reflete o período de expansão da cidade impulsionado pelo café. Atualmente, a Estação da Luz tem conexões com as linhas de metrô 1-Azul, operada pelo Metrô, conexão que foi efetivada em 1975, quando a linha metroviária tinha a denominação original Linha Norte-Sul, e 4- Amarela, operada pela concessionária ViaQuatro, conexão criada em 2011.

Estação Pindamonhangaba

A estação Pindamonhangaba da Estrada de Ferro Campos do Jordão está localizada no ponto inicial da ferrovia, no município de Pindamonhangaba, a 555 metros de altitude. Foi inaugurada em 1922 como sede da ferrovia e local para depósito dos materiais transportados pela Estrada de Ferro. Em 1971, passou a funcionar como estação para embarque e desembarque de passageiros.


A estação Pindamonhangaba da Estrada de Ferro Campos do Jordão está localizada no ponto inicial da ferrovia, no município de Pindamonhangaba. Foto: Divulgação/Governo de SP

Em 1994, a estação ganhou quatro murais em sua área externa com pinturas em azulejos que representam diferentes momentos da ferrovia. O prédio teve sua fachada tombada em 2021 e atualmente abriga escritórios administrativos da ferrovia e um dos Centros de Memória Ferroviária da EFCJ.

Além dessas, outras estações como Caieiras, Jaraguá, Juventus-Mooca, Perus, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Várzea Paulista também são protegidas pelo tombamento, evidenciando a riqueza do patrimônio ferroviário paulista.

Importância do tombamento

O tombamento de bens históricos, como estações ferroviárias, é fundamental para preservar a memória e a identidade de um lugar. Essas estruturas contam a história da cidade e de seus moradores. Além disso, o tombamento garante a manutenção e preservação desses espaços, para que as futuras gerações possam conhecer e valorizar a importância desses locais.

Restauração e conservação

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) mantém uma equipe dedicada à restauração e conservação do patrimônio histórico ferroviário. Recentemente, a Estação da Luz passou por obras de restauro, com a recuperação da fachada, torreões, muros, caixa d’água e prédio administrativo. Os projetos de restauração passam por aprovação dos órgãos de preservação, garantindo a autenticidade e a qualidade das intervenções.

As estações ferroviárias de São Paulo são muito mais do que simples pontos de transporte; são testemunhos da história da cidade e do estado, com um rico patrimônio a ser preservado e valorizado.

Dia do Patrimônio Histórico

O Dia do Patrimônio Histórico foi estabelecido em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido em 17 de agosto de 1898. Ele foi responsável por criar do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) em 1937, e sua contribuição é refletida em edificações de inestimável valor cultural na capital paulista e em sua região metropolitana.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 14:33h • 17 de dezembro de 2025

Novas regras para entrada e saída em meios de hospedagem já estão valendo

Portaria do ministério do Turismo traz mais transparência e clareza nos direitos de hóspedes e deveres dos estabelecimentos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:13h • 17 de dezembro de 2025

Florínea abre inscrições para o 3º Festival de Música Gospel com prêmios em dinheiro

Evento será realizado no dia 20 de dezembro, no Centro de Convenções, e aceita inscrições on-line até esta quinta-feira, dia 18

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 13:40h • 17 de dezembro de 2025

Natal Luz marca acendimento das luzes com apresentação musical em Cruzália

Evento acontece nesta quarta-feira, 17 de dezembro, às 19h30, na Praça Herbert Henschel, com show da banda Outbreak

Descrição da imagem

Cidades • 13:02h • 17 de dezembro de 2025

Marília: Natal Iluminado encanta público e tem programação até dia 21

Praça ao lado da Igreja São Bento é palco do maior Natal que Marília já teve

Descrição da imagem

Variedades • 12:31h • 17 de dezembro de 2025

Pedrinhas Paulista realiza sorteio do IPTU Premiado 2025 neste sábado, dia 20

Contribuintes com imposto em dia concorrem a prêmios e acompanham show musical na Arena de Eventos Coliseu

Descrição da imagem

Saúde • 12:04h • 17 de dezembro de 2025

Postura ao usar o celular pode sobrecarregar a cervical em até 27 kg

Especialistas alertam que a postura de cabeça baixa pode acrescentar mais de 25 kg de pressão na cervical e já impacta crianças e adolescentes

Descrição da imagem

Cidades • 11:36h • 17 de dezembro de 2025

Saúde de Quatá divulga funcionamento dos serviços no recesso de fim de ano

Unidades de saúde e farmácia municipal terão fechamento em datas específicas entre 24 de dezembro e 2 de janeiro; Pronto-Socorro segue aberto 24 horas

Descrição da imagem

Saúde • 11:11h • 17 de dezembro de 2025

Santa Casa de Assis atende cerca de 90 pacientes em mutirão nacional de cirurgias pelo SUS

Ação realizada nos dias 13 e 14 de dezembro integrou mobilização nacional e contou com atuação conjunta de equipes assistenciais e médicas

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025