• Aprovadas novas medidas para coibir práticas abusivas nas chamadas telefônicas em massa
  • Varal Solidário distribui roupas gratuitamente em Maracaí nesta quarta-feira
  • Agosto Lilás: SP registra aumento de quase 60% no número de abrigos para mulheres vítimas de violência
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 08:19h • 13 de agosto de 2025

Conheça dez cuidados para uma viagem de moto mais segura

Frota de motos do país aumentou em quase 5 milhões desde a pandemia

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

Os condutores de motocicleta só podem transportar um passageiro na garupa da moto.
Os condutores de motocicleta só podem transportar um passageiro na garupa da moto.

O uso de motocicletas no Brasil vem crescendo de forma constante, impulsionado pela falta de alternativas mais eficientes de transporte público. Desde a pandemia de covid-19, a frota aumentou em quase 5 milhões de unidades, ultrapassando 29 milhões de veículos. Em seis estados do Norte e Nordeste, as motos já superam os automóveis em número.

Com mais motocicletas nas ruas, também cresceram os acidentes fatais e não fatais. Hoje, uma em cada três mortes no trânsito envolve motociclistas. Entre 2010 e 2023, segundo o Ministério da Saúde, 1,4 milhão de condutores e passageiros de moto foram internados após acidentes — o que representa 57,2% de todas as internações por lesões de trânsito no país.

Encerrando a série Rota Perigosa: brasileiros se arriscam em motos por renda e mobilidade, a Agência Brasil reúne orientações previstas na legislação e recomendações de especialistas e plataformas de transporte para tornar as viagens de moto mais seguras.

1. Use capacete

O uso de capacete é obrigatório para condutor e passageiro. Ele deve estar em boas condições, com viseira ou óculos de proteção, adesivos refletivos e selo de certificação do Inmetro. A viseira deve permanecer abaixada, e o capacete sempre afivelado. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) estima que o uso correto reduz em 42% o risco de morte e em 69% o risco de lesões graves.

2. Não use celular

Manusear celular compromete a atenção e o equilíbrio. Tanto condutor quanto passageiro devem manter as mãos firmes no guidão ou nas alças de apoio. Segundo a Opas, usar o telefone ao pilotar aumenta em até quatro vezes o risco de acidentes.

3. Respeite os limites de velocidade

Velocidade excessiva dificulta manobras, aumenta o impacto de colisões e reduz o tempo de reação. A cada 1% de aumento na velocidade média, o risco de acidente fatal cresce 4%. A 80 km/h, a probabilidade de morte em caso de colisão é 132% maior do que a 60 km/h.

4. Viaje sóbrio

Dirigir sob efeito de álcool ou drogas é crime (Art. 306 do CTB). Passageiros embriagados também aumentam o risco, pois podem prejudicar o equilíbrio da moto. Aplicativos de transporte recomendam optar por automóveis quando houver consumo de álcool.

5. Use roupas adequadas

Jaquetas, calças e luvas de material resistente, preferencialmente em cores claras, além de calçados fechados ou botas, oferecem proteção em caso de queda. Tecidos longos e calçados abertos devem ser evitados para prevenir enroscos na moto.

6. Atenção no corredor

Embora permitido, trafegar entre veículos aumenta os riscos. Portas podem se abrir de forma inesperada e motoristas podem mudar de faixa sem sinalizar. Se necessário, passe pelo corredor em baixa velocidade e nunca pela direita.

7. Crianças só a partir de 10 anos

A lei só permite transportar crianças a partir dessa idade, com capacete adequado. A condução de motos é autorizada apenas a maiores de 18 anos com CNH categoria A.

8. Mantenha o farol baixo ligado

Mesmo de dia, o farol baixo aumenta a visibilidade. Segundo a Opas, o risco de colisão cai até 20% quando a moto circula com o farol aceso.

9. Leve apenas um passageiro

A garupa deve ser ocupada por apenas um passageiro, sentado no assento suplementar. Transportar pessoas fora dessa posição é infração gravíssima, sujeita a multa e suspensão da CNH.

10. Segure firme e mantenha o equilíbrio

O passageiro deve segurar com as duas mãos no condutor ou nas alças traseiras, manter os pés nos pedais e acompanhar suavemente os movimentos do piloto, principalmente em curvas. Evite contato com o escapamento e não segure a moto por partes laterais.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 09:22h • 13 de agosto de 2025

Aprovadas novas medidas para coibir práticas abusivas nas chamadas telefônicas em massa

Será obrigatório o uso do processo de autenticação de chamadas para contratantes que realizem mais de 500 mil ligações por mês

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 09:01h • 13 de agosto de 2025

Pesquisadores propõem estratégias de combate ao microplástico no país

Brasil é responsável por até 190 mil toneladas do lixo marinho

Descrição da imagem

Cidades • 08:51h • 13 de agosto de 2025

Varal Solidário distribui roupas gratuitamente em Maracaí nesta quarta-feira

Ação do Fundo Social de Solidariedade acontece a partir das 9h no Jardim Santa Olga e busca atender famílias em situação de vulnerabilidade

Descrição da imagem

Cidades • 08:41h • 13 de agosto de 2025

Carretas do Caminho da Capacitação estão em mais 12 cidades da região de Bauru

Programa do Fundo Social oferece cursos gratuitos em unidades móveis adaptadas

Descrição da imagem

Policial • 07:57h • 13 de agosto de 2025

Agosto Lilás: SP registra aumento de quase 60% no número de abrigos para mulheres vítimas de violência

Estado de São Paulo amplia rede de proteção, que chega a 41 abrigos com capacidade para acolher até 682 mulheres e seus filhos

Descrição da imagem

Mundo • 21:15h • 12 de agosto de 2025

Caso Felca expõe exploração infantil na internet e acelera ações de prevenção

ONG ChildFund revela que mais da metade dos adolescentes brasileiros já sofreu violência sexual na internet e lança campanha internacional para prevenção

Descrição da imagem

Saúde • 20:31h • 12 de agosto de 2025

Mototáxi por aplicativos é tragédia anunciada, diz pesquisador do Ipea

Disseminação de serviços elevará número de mortes, prevê especialista

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 19:29h • 12 de agosto de 2025

Idosos do interior, participem da nova consulta do Procon-SP disponível até 29 de agosto

Questionário busca ouvir consumidores 60+ sobre descontos indevidos, compras online e uso de aplicativos, visando melhorar políticas públicas e ações educativas

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?