• McDonald’s oferece 10 vagas para atendente em Assis com benefícios e capacitação
  • Testes do Pix Internacional iniciam e podem transformar remessas e comércio exterior
  • Dia do Brincar Livre movimenta manhã de sábado no Galpão Cultural em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 10:16h • 12 de março de 2025

Conheça as práticas para reduzir o comportamento sedentário disponíveis no SUS

Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo foi lembrado no dia 10 de março e busca conscientizar sobre a importância de se levar uma vida ativa, com saúde e qualidade

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Matheus Oliveira/SES-DF

O objetivo é ofertar ações de atividade física na APS, por meio da contratação de profissionais de educação física na saúde; da aquisição de materiais de consumo; e da qualificação de ambientes relacionados à atividade física. Além de melhorar o cuidado das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
O objetivo é ofertar ações de atividade física na APS, por meio da contratação de profissionais de educação física na saúde; da aquisição de materiais de consumo; e da qualificação de ambientes relacionados à atividade física. Além de melhorar o cuidado das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

O comportamento sedentário está diretamente ligado ao aumento de condições crônicas e à dificuldade para realização de atividades de vida diária. Na segunda (10), o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo é lembrado para conscientizar a população sobre a importância de uma vida ativa, com saúde e qualidade. Para colaborar com a redução do comportamento sedentário, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta práticas e ações por meio da Atenção Primária à Saúde (APS).

Conheça algumas delas a seguir

Guia da Atividade Física para a População Brasileira

Publicado em 2021, o material traz recomendações e informações do Ministério da Saúde sobre atividade física. O conteúdo incentiva a prática de exercícios, além de explicar que quanto mais cedo isso se torna um hábito, mais benefícios para a saúde são conquistados, como o controle ponderal e a diminuição da chance de desenvolvimento de alguns tipos de câncer e doenças crônicas.

O guia aborda a prática regular de atividade física em todos os ciclos de vida – seja para crianças, adolescentes, adultos e idosos – e informa sobre as recomendações de exercícios e cuidados para outras especificidades.

Programa Academia da Saúde

O Programa Academia da Saúde (PAS) é uma estratégia de promoção da saúde, produção do cuidado e de modos de vida saudáveis para a população que faz parte da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e busca garantir a integralidade do cuidado. As ações ofertadas são: práticas corporais e atividades físicas; promoção da alimentação saudável; práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) ; práticas artísticas e culturais; educação em saúde; planejamento e gestão; e mobilização da comunidade.

Incentivo financeiro de custeio à atividade física

Para implementar ações de atividade física na atenção primária, o Ministério da Saúde instituiu o Incentivo Financeiro de Custeio às Ações de Atividade Física (IAF). O objetivo é ofertar ações de atividade física na APS, por meio da contratação de profissionais de educação física na saúde; da aquisição de materiais de consumo; e da qualificação de ambientes relacionados à atividade física. Além de melhorar o cuidado das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Programa Saúde Escola

O Programa Saúde Escola (PSE) tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. O PSE articula os setores da saúde e educação com 14 temáticas de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos nas escolas, incluindo as atividades físicas.

Equipes multiprofissionais

O SUS conta com equipes multiprofissionais (eMulti) na formação da APS. Compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas e categorias, as equipes promovem o cuidado multidisciplinar nos diferentes territórios e fortalecem as articulações com outros equipamentos de saúde e de outros setores (educação, serviço social, cultura, lazer, esporte, entre outros). Fisioterapeutas e profissionais de educação física podem integrar as eMulti, fortalecendo as possibilidades de cuidados ofertados à população que utiliza o movimento, as práticas corporais e atividades físicas como recurso terapêutico.

Sobre o comportamento sedentário

O comportamento sedentário está associado ao aumento do acúmulo de gordura, elevação dos valores do Índice de Massa Corporal (IMC), pressão arterial, glicemia e triglicérides, diabetes mellitus , síndrome metabólica e alguns tipos de cânceres e doenças cardiovasculares. Nos últimos anos, o tempo gasto com o uso de telas está fortemente relacionado ao aumento do risco de desenvolvimento dessas doenças.

Dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostram que, entre 2016 e 2023, houve um salto da frequência de adultos que despendem 3 horas ou mais por dia do tempo livre com o uso de telas, variando de 61,7%, em 2016 a 67,0% em 2023.

No mês passado, os ministérios da Saúde, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Governo de Portugal firmaram acordo para fortalecer a alimentação saudável e a prevenção da obesidade. O documento considera os desafios comuns enfrentados por ambos os países, como a obesidade – incluindo a infantil –, a insegurança alimentar e a elevada prevalência de doenças crônicas não transmissíveis associadas a sistemas e ambientes alimentares pouco saudáveis e sustentáveis, que dificultam a adoção de hábitos saudáveis pela população.

Entre as principais iniciativas previstas, destacam-se a realização de eventos científicos; o desenvolvimento de pesquisas conjuntas; o intercâmbio de especialistas e gestores; a implementação de projetos para avaliação do impacto de políticas públicas; a troca de experiências sobre diretrizes e recomendações oficiais; além do compartilhamento de estratégias voltadas ao ambiente escolar e à governança intersetorial da alimentação saudável.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:00h • 21 de novembro de 2025

Profissões deixam de se enquadrar como MEI em 2025 e exigem reclassificação empresarial

Oito atividades foram excluídas do regime simplificado e agora precisam migrar para outros modelos, como ME ou EPP

Descrição da imagem

Classificados • 19:33h • 21 de novembro de 2025

McDonald’s oferece 10 vagas para atendente em Assis com benefícios e capacitação

Oportunidades são destinadas a pessoas com e sem deficiência, não exigem experiência e incluem pacote de benefícios e programa de desenvolvimento

Descrição da imagem

Cidades • 19:31h • 21 de novembro de 2025

Departamento de Trânsito reforça esquema especial para os cinco dias da FICAR 2025

Avenida Getúlio Vargas e entorno do Parque das Águas concentram maior risco para pedestres; público deve sair com antecedência e redobrar atenção nas noites de Alok, Luan Pereira e Ana Castela

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:47h • 21 de novembro de 2025

Quando o olhar voltou: reencontro de mãe e filho emociona após uso de cannabis medicinal

Tecnologia hidrossolúvel da Thronus Medical mostra impacto clínico em crianças com TEA nível 3, com avanços rápidos em linguagem, atenção e comportamento

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:06h • 21 de novembro de 2025

Temporada de Cruzeiros deve movimentar R$ 2,5 bilhões no Estado de SP

Mais de 670 mil viajantes devem embarcar em roteiros pelo país, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:37h • 21 de novembro de 2025

Movimentação irregular de baterias passa de 45 mil toneladas no Brasil em 2024

Setor alerta para riscos ambientais e defende fiscalização integrada e maior adesão à logística reversa

Descrição da imagem

Cidades • 16:13h • 21 de novembro de 2025

Tecnologia de reconhecimento facial integra operações e fortalece segurança em mais de 140 municípios

Tecnologia avança em prefeituras e forças policiais, reforçando prevenção ao crime, localização de desaparecidos e integração de dados em operações urbanas

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:40h • 21 de novembro de 2025

Maracaí lança cadastro municipal para doadores de sangue e medula óssea

Campanha Doador Tipo V reforça que todo tipo sanguíneo importa e cria cadastro municipal para facilitar doações regulares

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?