• Fundação CASA de Marília promove ação de esporte e cidadania com apoio de Assis
  • Assis recebe mais uma edição da Vila Agro com gastronomia e música nesta sexta
  • Calor e chuva marcam a previsão do tempo para o fim de semana em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 14:00h • 15 de janeiro de 2025

Confira opções de viagens para quem gosta de se exercitar até mesmo no Verão

O Ministério do Turismo promove opções da Rede Trilhas, que conta com 2.719 km de percurso em todo o país, integrando diversos parques e paisagens nacionais

Da Redação com informações da Mtur | Foto: Arquivo Âncora1

Nesta época do ano, é possível encontrar diversas opções de destinos que unem a prática esportiva à exploração de paisagens deslumbrantes.
Nesta época do ano, é possível encontrar diversas opções de destinos que unem a prática esportiva à exploração de paisagens deslumbrantes.

Para aqueles que adoram viajar no Verão, mas não abrem mão de manter uma rotina ativa, os roteiros que combinam esportes, aventura e natureza são ideais. Do cicloturismo às trilhas desafiadoras, o turismo aliado ao esporte ganha cada vez mais adeptos, oferecendo experiências que vão além do simples descanso e lazer. Nesta época do ano, é possível encontrar diversas opções de destinos que unem a prática esportiva à exploração de paisagens deslumbrantes.

E para incentivar ainda mais os amantes dessa prática, o Ministério do Turismo conta com a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso que é uma iniciativa do governo federal destinada a conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro.

A RedeTrilhas conta com um total de 2.719 km de percurso em todo o país, integrando diversos parques e paisagens nacionais. E opções não faltam. Vem conferir a seleção que a Agência de Notícias do Turismo separou para você se inspirar.

A Trilha Amazônia Atlântica, com uma extensão de 460 km, é um dos exemplos. O percurso abrange 17 municípios do Pará, desde Belém até a Serra do Piriá, em Viseu, passando por três comunidades quilombolas. A trilha pode ser percorrida a pé, de bicicleta ou a cavalo, proporcionando conhecer florestas, campos naturais, áreas de manguezais e a Serra do Piriá, com seu mirante de visual fantástico.

Outra opção é o Caminho Saint Hilaire, em Minas Gerais. Com 192 km de cicloturismo, o percurso forma um corredor natural, histórico, religioso, cultural, gastronômico e medicinal de povos tradicionais. Em uma das mais belas regiões da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço Meridional, o trajeto conecta 11 comunidades e três cidades importantes para o turismo mineiro: Diamantina, Serro e Conceição do Mato Dentro. O caminho proporciona cachoeiras, grutas, observação astronômica, da flora, experiências rurais e terapias integrativas.

Indo para a Paraíba, entre as cidades de Araruna, Dona Inês, Riachão, Tacima e Cuité, a trilha Caminho das Ararunas é uma opção para quem procura aventura na natureza e trekking em regiões serranas, reunindo mais de 125 km de percurso. As experiências oferecidas no local passam por observação astronômica, de aves e flora, gruta, sítios arqueológicos e visita a comunidades quilombolas.

Em Goiás, o Caminho dos Veadeiros engloba os municípios de Formosa, Planaltina de Goiás, Água Fria de Goiás, São João d’Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante. A trilha, que possuiu 490 km e tem uma duração de aproximadamente nove dias de bicicleta e conecta trilhas no Cerrado e estradas que acompanham o relevo da Serra Geral do Paranã e toda a sua variedade de paisagens, com cachoeiras, escalada, canionismo, observação de fauna, tirolesa e muita hospitalidade goiana.

Já no Rio Grande do Sul, a Trilha Cassino Barra do Chuí abrange as cidades de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande, em um percurso de 223 km. O visitante percorre caminhos entre conchas, dunas, naufrágios e faróis, pela zona da Estação Ecológica do Taim e próximo à Lagoa Mangueira. No trajeto, pode-se desfrutar de experiências como a observação de aves, fauna e flora, além de belas praias e ruínas de naufrágios históricos.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 16:48h • 06 de fevereiro de 2026

Tarumã realiza mutirão de combate à dengue neste sábado

Mobilização tem início às 8h, com saída da Escola Municipal José Ozório de Oliveira

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:20h • 06 de fevereiro de 2026

A honra em jogo em Westeros: O Cavaleiro dos Sete Reinos ganha estreia antecipada na HBO Max

Quarto episódio da série escrita e produzida por George R. R. Martin e Ira Parker chega à plataforma nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, às 6h01

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:26h • 06 de fevereiro de 2026

Saiba como educar crianças e adolescentes para respeitar os animais

Conheça experiências de cuidado e convivência

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:01h • 06 de fevereiro de 2026

Animais resgatados nas estradas ganham chance de adoção em feira neste domingo em Marília

Evento da Entrevias ocorre durante a feira livre da Avenida Sampaio Vidal e incentiva a posse responsável

Descrição da imagem

Variedades • 14:38h • 06 de fevereiro de 2026

O que é melhor e mais seguro para trabalhar na área rural: chapéu ou capacete?

Ministério do Trabalho e Emprego desfaz confusão sobre norma de segurança para o trabalho no campo: norma não determina uso universal de capacete

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:19h • 06 de fevereiro de 2026

Protocolo Não Se Cale ganha reforço antes do Carnaval com pesquisa estadual

Procon-SP e SP Mulher ouvem a população até 22 de fevereiro para aprimorar política de proteção e acolhimento em locais de lazer

Descrição da imagem

Cidades • 13:51h • 06 de fevereiro de 2026

Cruzália abre inscrições para Oficina de Páscoa com foco em capacitação e geração de renda

Curso gratuito ensina produção de ovos de chocolate, trufas, recheios e colomba pascal com vagas limitadas

Descrição da imagem

Mundo • 13:12h • 06 de fevereiro de 2026

Energisa reforça cuidados para evitar choques elétricos em obras e manutenções

Escadas, andaimes, caminhões e ferramentas metálicas estão entre as principais causas de choques graves e fatais

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar