• Quatá abre inscrições para oficina gratuita de design de sobrancelhas a partir desta quarta-feira
  • Feira da Economia Solidária celebra raízes ancestrais com cultura, arte e saberes populares na Unesp de Assis
  • Rede nacional cria ações de apoio emocional para mulheres negras do Direito
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 14:00h • 15 de janeiro de 2025

Confira opções de viagens para quem gosta de se exercitar até mesmo no Verão

O Ministério do Turismo promove opções da Rede Trilhas, que conta com 2.719 km de percurso em todo o país, integrando diversos parques e paisagens nacionais

Da Redação com informações da Mtur | Foto: Arquivo Âncora1

Nesta época do ano, é possível encontrar diversas opções de destinos que unem a prática esportiva à exploração de paisagens deslumbrantes.
Nesta época do ano, é possível encontrar diversas opções de destinos que unem a prática esportiva à exploração de paisagens deslumbrantes.

Para aqueles que adoram viajar no Verão, mas não abrem mão de manter uma rotina ativa, os roteiros que combinam esportes, aventura e natureza são ideais. Do cicloturismo às trilhas desafiadoras, o turismo aliado ao esporte ganha cada vez mais adeptos, oferecendo experiências que vão além do simples descanso e lazer. Nesta época do ano, é possível encontrar diversas opções de destinos que unem a prática esportiva à exploração de paisagens deslumbrantes.

E para incentivar ainda mais os amantes dessa prática, o Ministério do Turismo conta com a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso que é uma iniciativa do governo federal destinada a conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro.

A RedeTrilhas conta com um total de 2.719 km de percurso em todo o país, integrando diversos parques e paisagens nacionais. E opções não faltam. Vem conferir a seleção que a Agência de Notícias do Turismo separou para você se inspirar.

A Trilha Amazônia Atlântica, com uma extensão de 460 km, é um dos exemplos. O percurso abrange 17 municípios do Pará, desde Belém até a Serra do Piriá, em Viseu, passando por três comunidades quilombolas. A trilha pode ser percorrida a pé, de bicicleta ou a cavalo, proporcionando conhecer florestas, campos naturais, áreas de manguezais e a Serra do Piriá, com seu mirante de visual fantástico.

Outra opção é o Caminho Saint Hilaire, em Minas Gerais. Com 192 km de cicloturismo, o percurso forma um corredor natural, histórico, religioso, cultural, gastronômico e medicinal de povos tradicionais. Em uma das mais belas regiões da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço Meridional, o trajeto conecta 11 comunidades e três cidades importantes para o turismo mineiro: Diamantina, Serro e Conceição do Mato Dentro. O caminho proporciona cachoeiras, grutas, observação astronômica, da flora, experiências rurais e terapias integrativas.

Indo para a Paraíba, entre as cidades de Araruna, Dona Inês, Riachão, Tacima e Cuité, a trilha Caminho das Ararunas é uma opção para quem procura aventura na natureza e trekking em regiões serranas, reunindo mais de 125 km de percurso. As experiências oferecidas no local passam por observação astronômica, de aves e flora, gruta, sítios arqueológicos e visita a comunidades quilombolas.

Em Goiás, o Caminho dos Veadeiros engloba os municípios de Formosa, Planaltina de Goiás, Água Fria de Goiás, São João d’Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante. A trilha, que possuiu 490 km e tem uma duração de aproximadamente nove dias de bicicleta e conecta trilhas no Cerrado e estradas que acompanham o relevo da Serra Geral do Paranã e toda a sua variedade de paisagens, com cachoeiras, escalada, canionismo, observação de fauna, tirolesa e muita hospitalidade goiana.

Já no Rio Grande do Sul, a Trilha Cassino Barra do Chuí abrange as cidades de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande, em um percurso de 223 km. O visitante percorre caminhos entre conchas, dunas, naufrágios e faróis, pela zona da Estação Ecológica do Taim e próximo à Lagoa Mangueira. No trajeto, pode-se desfrutar de experiências como a observação de aves, fauna e flora, além de belas praias e ruínas de naufrágios históricos.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:35h • 12 de novembro de 2025

Festas milionárias ainda pagam pouco a freelancers e microfornecedores

Modelo de subcontratações sucessivas e cobrança de comissões reduz remuneração de quem executa o serviço final

Descrição da imagem

Economia • 19:41h • 12 de novembro de 2025

90% dos brasileiros usam antecipação salarial para despesas básicas, revela pesquisa

Benefício corporativo cresce como alternativa ao crédito com juros altos e melhora o bem-estar financeiro dos trabalhadores

Descrição da imagem

Mundo • 18:36h • 12 de novembro de 2025

Fracassar é preciso: como o erro se tornou o caminho mais seguro para o sucesso

Estudos de Harvard, Stanford e Deloitte mostram que aprender com falhas aumenta a resiliência, acelera a inovação e fortalece lideranças

Descrição da imagem

Cidades • 17:56h • 12 de novembro de 2025

Maracaí oferece curso gratuito de operação de colhedora automotriz de cana-de-açúcar; vagas são limitadas

A capacitação é voltada a maiores de 18 anos e acontece entre os dias 17 e 22 de novembro no Sindicato Rural

Descrição da imagem

Educação • 17:27h • 12 de novembro de 2025

FEMA leva experiência universitária a estudantes do ensino médio de Assis

Visitas a escolas ampliam o diálogo sobre carreira e ajudam jovens na escolha profissional

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:01h • 12 de novembro de 2025

Turismo do sono ganha força e transforma o ato de viajar em experiência de bem-estar

Hotéis apostam em ambientes silenciosos, terapias sensoriais e serviços personalizados para promover noites de descanso profundo

Descrição da imagem

Cidades • 16:31h • 12 de novembro de 2025

Palmital abre matrículas para o ano letivo de 2026 na Rede Municipal de Ensino

Pais e responsáveis devem procurar a escola mais próxima para garantir a vaga das crianças

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 16:10h • 12 de novembro de 2025

O elo humano da era digital: por que a segurança online começa com pessoas

Com 84% das tentativas de ataques cibernéticos da América Latina concentradas no Brasil, especialistas alertam que o principal risco ainda é humano, não tecnológico

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?