Educação • 11:06h • 19 de julho de 2024
Comunidade escolar pode opinar sobre implementação de escolas cívico-militares até 19 de agosto
Comunidade escolar tem até 19 de agosto para manifestar interesse
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Arquivo
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lançou na quinta-feira (18) uma consulta pública para que as comunidades escolares opinem sobre a implementação do modelo de escolas cívico-militares na rede pública estadual a partir de 2025.
Este é o segundo passo no processo de escuta sobre o tema, que já envolveu a opinião dos diretores das unidades da rede pública entre 21 e 28 de junho, período no qual 302 diretores manifestaram interesse em adotar o modelo.
As unidades de ensino têm até o dia 31 de julho para organizar reuniões com pais ou responsáveis para discutir o novo modelo. As opiniões devem ser registradas entre 1º e 15 de agosto, através da Secretaria Escolar Digital (SED). A Seduc-SP planeja iniciar o projeto em 2025 com 45 unidades educacionais, permitindo um acompanhamento detalhado da implementação e a avaliação da possibilidade de expansão nos anos seguintes.
Participação na consulta pública
Podem participar da consulta pública:
- Pais ou responsáveis por alunos menores de 16 anos;
- Estudantes a partir de 16 anos, ou seus familiares em caso de abstenção;
- Professores e outros profissionais da equipe escolar.
Se mais de 45 comunidades manifestarem interesse, serão usados critérios de desempate, como a proximidade de outras unidades que não aderiram ao programa, número de votos válidos a favor, escolas que oferecem mais níveis de ensino e unidades com maior número de ausências nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
As 45 escolas selecionadas serão anunciadas até o final de agosto, coincidindo com a primeira etapa do processo de matrículas e transferências na rede estadual. Até o início de setembro, os estudantes poderão registrar a intenção de transferência para essas unidades ou outras escolas da rede.
Currículo e Processo Seletivo das Escolas Cívico-Militares
As escolas cívico-militares seguirão o Currículo Paulista e a Seduc-SP será responsável pela seleção dos monitores e formação dos professores. A Secretaria da Segurança Pública apoiará no processo seletivo, fornecendo informações sobre o comportamento e eventuais processos criminais ou administrativos dos candidatos a monitores.
A SSP também participará no desenvolvimento de atividades extracurriculares, organização e segurança escolar. O processo seletivo dos policiais da reserva, ao menos um por escola, será conduzido pela Educação após as consultas públicas. Em escolas municipais, a Segurança Pública colaborará com as prefeituras na seleção.
O investimento nas escolas cívico-militares será o mesmo das unidades regulares, com um gasto adicional de R$ 7,2 milhões para a contratação dos monitores, considerando a expectativa final de 100 escolas cívico-militares.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social