• Verão 2025/2026 começa neste domingo, 21 de dezembro, ao meio-dia, e explica “atraso” no horário
  • Cinco objetos em formação, sinais matemáticos e o limite entre hipótese e ciência no caso 3I/ATLAS
  • Cantata de Natal será realizada neste domingo na Catedral Diocesana de Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 12:32h • 06 de maio de 2025

Como as marmitas fitness estão conquistando consumidores fora das academias

Com o aumento das academias e a busca por praticidade e bem-estar, o mercado de marmitas fitness se consolida como uma opção de refeição equilibrada para diferentes públicos

Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Abrasel | Foto: Divulgação

Marmitas fitness: tendência de alimentação saudável cresce no Brasil
Marmitas fitness: tendência de alimentação saudável cresce no Brasil

O mercado de alimentação saudável nunca esteve tão em alta no Brasil, especialmente com o crescimento da cultura fitness e a conscientização crescente sobre a importância de hábitos alimentares equilibrados. Um dos reflexos desse movimento é o sucesso das marmitas fitness, que se tornaram uma opção prática e acessível para quem busca uma refeição balanceada, seja para apoiar a rotina de treinos ou para adotar uma alimentação mais saudável no dia a dia.

A influência das academias e a mudança de hábitos alimentares

O Brasil ocupa a segunda posição mundial no número de academias, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, conforme dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA). Esse crescimento do setor fitness, aliado ao aumento da conscientização sobre nutrição, abriu portas para novos negócios, como o mercado de marmitas saudáveis. De acordo com a Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), o número de estabelecimentos de atividades físicas no país cresceu 22% nos últimos cinco anos. Isso impulsionou negócios complementares, como as marmitas fitness, que atendem um público cada vez mais ativo e em busca de conveniência.

Uma pesquisa da Athletic também revelou que, desde a pandemia, 48% dos brasileiros passaram a se exercitar com mais frequência do que antes. Esse aumento no número de pessoas que buscam uma alimentação saudável e prática resultou em um cenário fértil para o crescimento de marmitarias fitness, que oferecem refeições balanceadas e com ingredientes selecionados, como uma alternativa à comida tradicional.

Empreendedores aproveitam a demanda crescente

Vanessa Gilbert, chef de cozinha e sócia do Mundo Fitness Gourmet, localizado em Ribeirão Preto (SP), compartilha sua experiência nesse mercado crescente. “No início, nosso foco era em refeições saudáveis, mas logo vimos que era preciso mais: personalização e conveniência. Hoje, atendemos muitos clientes que procuram emagrecer ou simplesmente ter uma alimentação mais leve, especialmente mulheres que buscam uma refeição mais saudável”, conta Vanessa.

Com um cardápio variado que atende desde o café da manhã até o jantar, a Mundo Fitness Gourmet adaptou clássicos da culinária brasileira para versões mais leves e nutritivas. A parmegiana fitness, feita com frango grelhado e molho de tomate fresco, é um exemplo de como a empresa trouxe uma versão mais saudável para pratos tradicionais. “O mercado tem exigido muito mais do que comida saudável; eles querem praticidade, e as marmitas personalizadas são um grande sucesso. Se o cliente vai à nutricionista e traz sua dieta, a gente prepara a marmita de acordo com as necessidades dele. Isso faz toda a diferença”, completa Vanessa.

Além da personalização, a Mundo Fitness Gourmet se adapta à sazonalidade, oferecendo pratos diferenciados dependendo da época do ano. “No outono e inverno, por exemplo, lançamos macarrão zero glúten e pizza zero glúten, além de novos pratos mais pesados para as baixas temperaturas, atendendo às preferências do público”, explica Vanessa.

A marmita fitness também conquista o público não fitness

Embora o conceito de marmitas fitness tenha nascido para atender aos praticantes de atividades físicas, cada vez mais pessoas de diferentes faixas etárias e estilos de vida estão aderindo a essa alimentação saudável. Aryane Pereira, de 59 anos, é um exemplo de como esse hábito pode agradar a públicos fora do universo das academias. "Tenho um pouco de preguiça de cozinhar. Como já estou mais velha, preciso me cuidar mais. Comprar marmitas fitness é unir o útil ao agradável, ter a praticidade e, ao mesmo tempo, uma refeição equilibrada", afirma Aryane.

Este perfil mais amplo de consumidores — que buscam qualidade e controle nutricional em suas refeições — demonstra que as marmitas fitness deixaram de ser um produto de nicho. Elas estão presentes em casas, escritórios e até escolas, consumidas por pessoas de todas as idades que querem praticidade sem abrir mão da saúde.

A evolução das marmitas fitness: mais do que uma tendência

O mercado de marmitas fitness no Brasil está em plena ascensão, moldado pela crescente demanda de consumidores que priorizam saúde, bem-estar e conveniência. O aumento do número de academias e o surgimento de novos hábitos alimentares são os motores por trás desse crescimento. E, à medida que o público busca mais opções saudáveis, as marmitas fitness se consolidam como uma alternativa acessível e personalizável para quem deseja melhorar a alimentação.

Para empreendedores como Vanessa Gilbert, o segredo do sucesso está em entender as necessidades do cliente, adaptar-se às tendências e garantir que o produto final atenda não apenas aos critérios de saúde, mas também à conveniência. “O mercado fitness está crescendo, mas o mais importante é que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o que consomem. Oferecer uma alimentação saudável, com praticidade, é o caminho certo”, conclui Vanessa.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 13:35h • 21 de dezembro de 2025

Doar sangue salva vidas e ajuda a manter diversos procedimentos nos hospitais

Ele é importante e até primordial em quase todos os setores: pronto-socorro, centro cirúrgico, unidades de terapia intensiva adulto, neonatal e pediátrica, enfermarias, obstetrícia e demais especialidades clínicas

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 12:39h • 21 de dezembro de 2025

Receitas veganas crescem nas buscas e mudam a ceia de Natal; salada tropical e manjar lideram o ranking

Levantamento aponta quais pratos sem carne lideram as buscas no Google às vésperas do Natal

Descrição da imagem

Educação • 12:10h • 21 de dezembro de 2025

Produção científica do Brasil cresce novamente em 2024

Número de artigos publicados, porém, ainda está abaixo de 2021

Descrição da imagem

Esporte • 11:41h • 21 de dezembro de 2025

Vem aí a 2ª Catedral Run em Assis, com prova marcada para 21 de março de 2026

Corrida noturna tem largada às 18h30 na Catedral Diocesana de Assis, com inscrições previstas de 1º de janeiro a 15 de março

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:12h • 21 de dezembro de 2025

STF confirma benefício para mulheres vítimas de violência

Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses

Descrição da imagem

Economia • 10:50h • 21 de dezembro de 2025

Alta no movimento e pressa no caixa fazem disparar perdas no comércio

Alta no fluxo de clientes, pressa no caixa e itens de maior valor tornam dezembro o período mais sensível para supermercados

Descrição da imagem

Mundo • 10:27h • 21 de dezembro de 2025

Natal Seguro: Inmetro flagra 90 mil produtos com irregularidades

Brinquedos são os que mais apresentaram problemas

Descrição da imagem

Saúde • 09:44h • 21 de dezembro de 2025

Marketplace de planos de saúde reúne 78 operadoras e mais de 1.100 opções no país

Expansão da Click Planos ocorre em meio ao avanço dos custos da saúde suplementar e ao crescimento da contratação digital

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025